BRATISLAVA - Eslovaquia - parte 2/3

Onde dormir
A cidade é muito bem servida de meios de hospedagem. Segundo o Booking, são nada menos do que 365 ofertas. Nossas informações se baseiam em experiências próprias, indicação de amigos ou avaliação de hóspedes, divulgadas pelos sites de hospedagem, como o Booking ou TripAdvisor.
City Center Best Location Apartments - $$$ - Námestie SNP 18
São apartamentos novos e bons, com uma localização privilegiada, próxima dos pontos de ônibus e trams. No térreo tem uma cafeteria, onde é servido o café da manhã opcional. Os apartamentos possuem ar-condicionado, cozinha totalmente equipada, Wi-Fi gratuito, TV de tela plana, área de estar, sofá e banheiro privativo completo. Idiomas falados: Tcheco, Inglês, Polonês, Eslovaco. Tem apartamentos com acomodação para até quatro pessoas. Foi nossa melhor hospedagem em viagem pelo leste europeu, em setembro de 2019.
Hotel Devín - $$$$ - Riečna 162 -
É um tradicional hotel, localizado no Centro Antigo de Bratislava, que há 60 anos recebe hóspedes do mundo inteiro alinhando estilo, conforto e requinte. As suítes são decoradas com tecidos, nobres e equipamentos de última geração, além de proporcionarem a melhor vista para o Danúbio e o Castelo de Bratislava. O hotel conta ainda com piscina aquecida, sauna, Spa, academia e um restaurante francês, citado no guia Gault Millau, por sua excelente cozinha, serve cozinha fusão eslovaca, da República Checa, da Áustria, húngara e judaica. No bar do átrio, poderá também saborear snacks e sobremesas. O centro de bem-estar no local é acessível gratuitamente e tem uma piscina interior aquecida, sauna finlandesa e banho de vapor. Dispõe também de massagens tailandesas e de um campo de squash.
Lindner Hotel Gallery Central – $$$$ - Metodova, 4 - Ruzinov -
Inaugurado em 2013, conta com restaurante à la carte e o Outlook Bar & Lounge, no 13º andar, com vista para o Castelo de Bratislava, e oferece acesso direto ao Shopping Center Central, situado ao lado. Todas as acomodações têm bonita decoração, ar-condicionado, TV via satélite, frigobar, aquecedor de água, Wi-Fi grátis, banheiro com secador de cabelos e amenities. O café da manhã está incluído na diária. O Complexo do Shopping Center Central conta com piscina coberta, academia e centro de bem-estar, com sauna e tratamentos de massagem, disponíveis por um custo adicional. Está Localizado bem ao lado da estação de integração Trnavske Myto, oferece conexões para o Centro Histórico, situado a 2,5 km de distância, e para o Aeroporto, localizado a 7 km do local. As principais estações rodoviárias e ferroviárias estão localizadas apenas a 3 km de distância.
River View Residence Hotel - $$$$ - Hradné údolie -
Está conquistando o coração dos viajantes através do atendimento impecável e a sensação de acolhimento transmitida pela equipe. Os quartos são espaçosos, possuem calefação, camas e travesseiros confortáveis, banheiros com hidromassagem, TV de tela plana, frigobar e internet grátis. A área externa também é aconchegante, tem jacuzzi e vista para o Danúbio. A diária inclui o café da manhã.
VIP Apartments - $$$ - Michalská, 19 - Centro
Situado ao lado da Torre Michalska e a 600 metros do Castelo, oferece acomodações completas em seus 18 apartamentos, com Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Todos os apartamentos têm ar-condicionado, janelas com isolamento acústico, uma cozinha equipada, TV de tela plana, sofá-cama, banheiro privativo com chuveiro e acesso Wi-fi gratuito. Tem comodidades para lavar e passar roupas. O café da manhã, de segunda a sexta-feira, por um custo adicional, é servido em um restaurante situado a 50 metros do local.
Imagem da partir do City Center Best Location Apartments
Onde comer e beber
Bratislavska Restauracia – Námestie SNP, 8 –
É um restaurante muito bom, tanto a comida quanto o ambiente são ótimos, e há uma forte valorização da cultura eslovaca. O espaço representa um pedaço de navio, e do lado de fora, há lojinhas em casinhas que faziam parte de um vilarejo. A cerveja da casa, tanto a pilsen quanto a escura, são excelentes. Dispõe de grandes mesas de madeira onde todos se acomodam para saborear as deliciosas opções da cozinha e as várias cervejas e choppe que eles produzem. Contrariando com a simpatia do proprietário.
I.Slovak pub – Obchodná, 62 –
É um prédio antigo, tipo residencial, que olhando de frente não causa uma boa impressão. É um restaurante/cervejaria tradicional, que está sempre cheio. As cervejas em litro custavam 3,50 euros e aqui também servem o Absinto. Duas coisas que não agradam: o mau humor dos garçons e o mau cheiro dos banheiros. Contrariando tudo o que vimos pela cidade, e o comportamente geral de sua população!
Konditorei Kormuth - Sediarska, 8 – Staré Mesto –
Curtir um chá da tarde na Konditorei Kormurth, é como voltar ao tempo na época dos grandes impérios europeus e de todo o seu "glamour". O ambiente é ricamente decorado, e cada detalhe é digno de um registro fotográfico e nem as louças das toaletes escapam. O serviço é todo em porcelana, é um grande ritual, onde o ponto alto é saborear as diversas "patisseries" que a confeitaria oferece. É, sem dúvida alguma, um dos grandes "points" a serem visitados em sua passagem pela agradável cidade de Bratislava. É também conhecida com Museu/Confeitaria.
Outras sugestões gastronômicas
Para quem não é muito chegado a experiência culinárias em viagem, não se preocupe, porque a cidade tem muita oferta para agradar a todos os visitantes. Caminhando por suas ruas, como a Michalská, na Cidade Velha, encontram-se restaurantes de comida internacional, vegetarianos e lanchonetes no estilo fast food. As ruas Laurinská e Panská, também são bem movimentadas e têm ótimas opções para lanches ou refeições mais completas.
Café Roland - Hlavné námestie, 5 -
Serve bolos o dia todo. Fica na Cidade Velha, este charmoso restaurante e cafeteria.
Café Verne – Hviezdoslavovo Namestie, 18 -
É café e restaurante, localizado na frente da Praça do Teatro Nacional. A comida é muito boa e barata, mas o atendimento fica devendo.
Flag Ship - Námestie SNP 8 -
Também se orgulha por servir apenas o que melhor representa a gastronomia local e, aqui se consegue experimentar algumas das várias cervejas artesanais. Bratislava tem ícones que todos os visitantes devem ver e o restaurante Bratislava Flag Ship, é um deles e um dos maiores da Europa. Abriga a chamada Bratislava Golden Lane, onde se pode experimentar especialidades locais e ver o que Bratislava parecia em torno de 100 anos atrás.
Kaffé Maye - Hlavné námestie, 4 -
Dentre os lugares para beber estão os renovados cafés da época dos Habsburgos
Sladovna – Casa da Cerveja – Ventúrska, 5 -
Como o próprio nome confirma, é um cervejaria das antigas, muito atraente e bem recomendada.
Slovak Pub - Obchodná, 811 -
É uma boa opção para experimentar os pratos regionais. A decoração é cheia de elementos, que contam um pouco da cultura e história eslovaca. Os produtos são todos oriundos de fazenda própria, situada a 25 km. de Bratislava. É uma das poucas tabernas com sua própria sala de barris, situada numa cave de tijolos, no porão. A cerveja do barril, é armazenada nas condições de temperatura de 8 ° C. Depois disso, a cerveja é ligeiramente arrefecida.
O que comer
Bolinhos de ameixas - Slivkové Knedle/Gule – São bolinhos recheados com ameixas, servido com semente de papoula e salpiques de açúcar cristal.
Bolinhos de batata - Bryndzové Halusky – É considerada a maravilha da culinária tradicional eslovaca. São pequenas bolinhas de batata, bem menor que um nhoque, com queijo de ovelha, bacon e sour cream, acomodados em seu interior. Delícia pura !
Bolinhos com sementes de papoula - Sulance s Makom – É o doce tradicional mais popular da Eslováquia.
Lombnho ao creme - Sviecková na Smotane – É um dos pratos principais. Normalmente servido com pedaços de limão, cranberryes e um molho cremoso que eles não dizem como é preparado. Vá lá e confira !
Panquecas de batatas - Zemiakové Placky – Fácil de preparar e delicioso. Pode ser servido como prato principal ou acompanhando uma sopa.
Pirogia com queijo de ovelha - Bryndzové Pirohy – É parecido com o ravióli, recheado com queijo de ovelha. Um prato alternativo ao potato dumplings.
Sopa de alho servida no pão - Cesnacka – É uma sopa de alho cremosa e maravilhosa, servida num grande pão arredondado e de casca dura. Aquele tipico pão italiano, cascudo.
Sopa de chucrute - Kapustnica – Vem bem apimentada, cheia de vegetais, molho de cogumelos e carne. É tradicional, principalmente nas festividades de fim de ano.
Roteiro de um dia de visitas
Todas as atrações de Bratislava, ficam muito próximas umas das outras, o que facilita visitar à pé, tudo que se concentra ao redor da Hlavne Namesti. Se cansar, pegue o tram que passa pertinho de todos os pontos.
A Hlavné Namestie é a praça principal da cidade antiga. O entorno dela é cheio de pubs, Fonte de Rolando, de 1572, a estátua de Napoleão, o Museu da Cidade e vários restaurantes e pubs. Na esquina com a Rua Panska, fica a estátua do Cumil, mostrando um operário saindo do bueiro. Da praça é fácil caminhar até o Pimacialny Palac que é uma palácio do século XVIII, com sua fachada em rosa. Serviu de palco para a abolição da servidão da Hungria, porque Bratislava já foi capital húngara e também o Tratado de Paz, entre o Príncipe da Áustria e Napoleão. Próximo fica o St Michael`s Gate. Na época medieval, Bratislava era cercada por muros e protegida por quatro portões, e este era um deles. Foi construído no século XII, e era onde os reis faziam o Juramento da Coroação, e hoje é o Museu da Fortificação Medieval.
Nas proximidades fica o Slovak Pub, que vende vários tipos de cerveja e pint local, custavam 1,50 de euros, mais barato do que o café do Gorilla Sk. Urban Space, uma cafeteria e livraria, que vale visitar. Depois de uma boa volta pela Old Town, siga para o Castelo.
O Bratislavsky Hrad foi construído no século XI, fica no alto de um morro, às margens do rio. O Castelo possui quatro torres que são o símbolo da cidade. Andar pela área externa é gratuito, mas para entrar custava 5 euros. Dentro das muralhas do castelo, está o Museu Nacional Eslovaco. Ainda do Castelo, é possível ver a Nova Most, que é uma ponte construída sobre o rio Danúbio, em 1972, suspensa em aço e que leva aos bairros ainda tipicamente soviéticos.
O Castelo e o Rio Danúbio

