top of page

BLOEMFONTEIN - A Cidade das Flores - parte 2/2  África do Sul 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parque Hamilton –  Dunlop Street, 15 -

Tinha uma extensa fileira de árvores, que foram plantadas no dia 31 de maio de 1910, o Dia da União, pelos mais destacados personagens da vida da cidade. Tinha a maior coleção de orquídeas da África do Sul, com cerca de 5 mil exemplares.

Parque King –

Juntamente com o Parque Swart, formava o maior parque da cidade. Com muitas árvores junto ao Lago Loch Logan, tinha áreas para esportes físicos, play ground, churrasqueiras e o Jardim das Rosas do Príncipe, com mais de 6 mil roseirais.

Parque Presidente Swart

Era onde ficava o Estádio de Rugby, do Estado Livre de Orange. Tinha diversas quadras de tênis e parque infantil. Abria diariamente e o acesso era livre.

Praça Hoffmann

Era o centro da cidade, onde estavam o prédio dos Correios, o Centro de Informações  e os terminais dos ônibus urbanos. Era uma homenagem a Josias Philipp Hoffmann, primeiro Presidente do Estado Livre de Orange.     

Primeiro Raadsaal Rua São Jorge, 95 -

Era o prédio mais antigo e o mais importante do Estado de Orange. Foi construído pelo Major Warden, em 1849, para servir de escola e ao longo dos anos acolheu a Prefeitura, o Parlamento, igreja e museu. Aqui foram realizadas as reuniões que culminaram com a assinatura da Convenção de Bloemfontein, que reconhecia a Independência do Estado Livre de Orange. Abria de segunda a sábado das 9.00 as 17.00 h. O acesso era livre.

Reserva Franklin Game  - Delville Drive , 2-22 - Naval Hill -

Certamente, uma das atrações mais famosas de Bloemfontein era o Franklin Game Reserve. Para quem gosta de conhecer lugares com uma beleza natural exuberante, este era o destino certo. Ficava situado no topo da colina do Naval Hill e oferecia uma experiência incrível para o turista, com opções de entretenimento e passeios ligados ao ecoturismo. Considerada uma das maiores reservas do mundo, durante a excursão era possível encontrar animais como girafas, zebras, antílopes, rinocerontes, diversos pássaros e muito mais. Sem contar que a reserva era cercada por uma flora abundante, que oferecia uma das paisagens mais incríveis. A Franklin Nature Reserve era uma reserva de 250 hectares localizada no coração de BloemfonteinFree State . Fundada em 1930, era uma das duas únicas reservas urbanas de vida selvagem do mundo. Os visitantes podiam esperar encontrar uma variedade de caça na Reserva, como girafas, gnus azuis, zebras, gazelas e elandes, além de pássaros como o Karoo , o papa-moscas e os bicos de cera de orelhas violeta.

 

Reserva Natural da Barragem de Rustfontein

Esta reserva ficava ao lado da Estrada Thaba 'Nchu, 50 km a leste de Bloemfontein. As colinas e cumes cobertos de árvores e planícies gramadas eram o lar de animais como gnus, blesbuck, springbuck e zebra. A represa dentro da reserva abrigava várias espécies de aves aquáticas e os gansos egípcios costumavam estar presentes em grande número. A vegetação natural era de savana pontilhada com árvores de resistnte espinhos de camelo. As copas das árvores de espinhos de camelo serviam locais de nidificação ideais para os abutres-de-dorso-branco. 

Reserva Natural de Soetdoring

Contando com 7.500 ha, ficava a 45 km de Bloemfontein. O nome Soetdoring significava espinho doce - uma árvore de espinho indígena. Animais como o rinoceronte branco, o eland e o springbuck vagavam pelas planícies da Reserva e o kudu, o waterbuck, o reedbuck e o impala encontravam refúgio nos arbustos ao longo das margens do Rio Modder. Os répteis e mamíferos menores, incluiam a leguaa, a lontra sem garras, o gato selvagem africano e o mangusto d'água. A Reserva também tinham um parque especial de predadores, que continha leões e cães selvagens do Cabo. O Rio Modder entrvaa na reserva em sua fronteira leste, serpenteava pela Reserva e depois saia pela represa Krugersdrift no oeste, onde uma grande variedade de pássaros aquáticos fazia sua morada. A Reserva oferecia um acampamento com acomodações de um tipo um tanto interessante. Haia ainda as reservas da Montanha Naval e a  Rondvelei. 

San Rock Art

O Departamento de Arte Rupestre do Museu Nacional  era uma das duas únicas entidades de pesquisa de arte rupestre em tempo integral na África Austral. O Departamento tinha uma coleção de algumas gravuras e pinturas em exposição. Estas imagens primorosamente gravadas e pintadas informavam o espectador da complexa vida religiosa e social das comunidades San que viviam nesta área. O Free State tinha alguns dos melhores locais de arte rupestre San, na África do Sul - Tandjesberg era um desses locais e estava localizado a 14 km a nordeste de Ladybrand - Modderpoort, no Estado Livre Oriental.

Suprema Corte -  President Brand Street -

O prédio da Suprema Corte foi construído em 1909, no estilo jônico. Suas colunas caneladas eram típicas dessa arquitetura clássica de estilo temploCom a criação da União da África do Sul a partir de quatro colônias britânicas em 1910, as supremas cortes das colônias se tornaram divisões provinciais da nova Suprema Corte da África do Sul , e a Divisão de Apelação foi criada como um Tribunal de Apelação, puramente superior às divisões provinciais. Foi a sede de alguns dos juízes mais destacados do país, incluindo Innes CJ , Watermeyer CJ , Galgut JA , Wessels CJ e Schreiner JA .

Teatro Cívico –   Markgraaff Street, 18 -

Foi concebido de modo a comportar grandes cenários de óperas e pequenas peças teatrais. A Galeria de Arte A.C. White fica no Complexo e apresenta exposições de pinturas e obras de arte. Abria diariamente das 11.00 as 16.00.

Tribunal de Apelação

Já foi a mais alta autoridade judicial da África do Sul, quando cessaram os apelos ao Conselho Privado da Inglaterra, em virtude da Ata Parlamentar, de 1950. A sala do Tribunal era forrada de magníficos painéis de madeira stinkwood preta, e os mobiliário também foi criado com essa mesma madeira, o que tornava o ambiente maravilhoso. Abria das 9.00 as 12.30h e das 14.30 as 17.45h.

Velho Forte

Era onde estava o Museu Militar, construído em 1848 pelo oficial britânico Major Warden. Dois anos depois parte do prédio ruiu e foi reconstruído em 1878, pelo Capitão inglês F.W. Albert ao longo de seus 13 anos de gestão, no comando do Corpo de Artilharia.

Warden Square

Com seus muitos monumentos e estátuas estava situado perto do Museu Nacional. A Praça recebeu o nome do Major HD Warden, o primeiro residente britânico oficial, no Estado Livre.

Onde dormir

​Bloemfontein tinha diversas opções de acomodações adequadas para todos os gostos e orçamentos. Por exemplo: o Protea Hotel, o Urban Hotel e o Golf Lodge, eram as hospedagens mais em conta, principalmente para quem estava apenas de passagem.

Onde comer

Bella Casa - Presidente Steyn Avenue, 31 -

O nome confirmava tratar-se de um restaurante italiano. Estava muito bem localizado e em ambiente agradável e acolhedor. O cardápio era amplo e a qualidade das comidas era muito boa. Oferecia uma boa carta de vinhos.

New York Restaurant -  Reid Street, 36  esquina 2a. Avenue  -

Era um restaurante muito bem recomendado, principalmente pelas saladas e grelhados  que preparava. 

BLOENFONTEIN 1.jpg
BLOENFONTEIN 2.jpg
bottom of page