top of page

BELGRADO  - Sérvia - parte 2/3

BELGRADO 5.jpg

Parque Tašmajdan

Eraum enorme parque cujas origens de Tašmajdan remontavam a dois mil anos, quando romanos extraíam pedras da região, para construção da predecessora de Belgrado.  Na maior parte, era apenas um parque, enquanto as seções norte e extremo oeste eram bastante urbanizadas. Juntamente com a área circundante, formava agora um Complexo Histórico chamado Stari Beograd. A rua mais extensa de Belgrado – a Bulevar Kralja Aleksandra delimitava o lado sul do parque, conectando-o com muitas outras atrações, como o Parlamento Nacional, as Faculdades de Direito e Faculdades Técnicas e a Estação de Metrô Vukov Spomenik.

A construção do parque começara em 1950, e o espaço fora inaugurado em 1954. Em 1999 o local fora atingido por bombardeios da OTAN, que destruíram várias de suas instalações. O parque fora reconstruído em 2010, como um presente do Azerbaijão para a cidade. Em agradecimento pelo presente, Belgrado construira no parque um monumento em homenagem ao ex-Presidente do Azerbaijão, Heydar Aliyev. Em seus arredores, estavam a Igreja de São Marcos, a Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade e a Faculdade de Direito da Universidade de Belgrado.

Praça Central

Era uma praça grande, rodeada de belos prédios barrocos e neo- clássicos. No centro havia uma estátua de uma figura que levava o nome Svetozar Miletic, que fora político e Prefeito da cidade, no século XIX. Na praça também apareciam alguns monumentos interessantes: a antiga Prefeitura, a Casa do Patriarcado e a Igreja de Maria.

Praça da República

Era a principal praça da cidade, onde ocorriam eventos e onde havia alguns restaurantes e bares, o Teatro Nacional, o Museu Nacional, e no centro encontrava-se a estátua do Príncipe Mihailo, montado em seu cavalo. A praça começara a se desenvolver a partir de 1882, quando o monumento ao Príncipe fora construído. Daqui partiam os Free Walking Tours, que conforme o nome dizia, era um passeio gratuito, mas ainda assim não se esqueça de deixar uma gorjeta para o Guia.

Pobdnik

Na confluência do Rio Danúbio e Sava, erguia-se uma estátua dedicada à vitória sobre o Império Otomano, durante as guerras dos Balcãs. Estava situada na belíssima Fortaleza de Belgrado, na melhor localização, e a partir daí a vista para Nova Belgrado sobre o Danúbio era belíssima.

Ponte ADA

Era  uma bela ponte estaiada sobre o Rio Sava, que cruzava a ponta da ilha Ada Ciganlija, conectando os municípios de Čukarica e Nova Belgrado.

Quem fora Josip Tito

Nascido na Croácia, filho de pai croata e mãe eslovena, Josip Tito era um militar comunista revolucionário, líder do Partido Partisans e líder da Resistência às forças do Eixo e do nazi-fascismo Croata e Sérvio, durante a Segunda Guerra Mundial. Contestado na Guerra Fria, pois transitava com muita facilidade entre americanos e soviéticos. Sua posição de neutralidade fora elogiada e condecorado várias vezes por conta de seu posicionamento. Em 1943, assumira a patente de Marechal, tornando-se o Comandante Supremo do Exército Iugoslavo. Fora eleito Presidente da República Socialista da Iugoslávia, entre 1953 e 1980.

Durante os anos de 1960 e 1970, o país experimentara um grande crescimento econômico. Considerado ditador, conseguia   sufocar as  lutas separatistas (efetivadas depois de sua morte) existentes na região dos balcãs e manter a paz entre as seis unidades da República ( Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia). Os conflitos duraram até os dias atuais. Muito querido pelo seu povo, seu sepultamento fora um dos mais concorridos da história no mundo e praticamente todos os Chefes de Estado compareceram

Residência da Princesa Ljubica  - Kneza Sime Markovića, 8 -

Era um palácio construído no início dos anos 1830, pelo Príncipe Miloš Obrenović, para servir de residencia para sua esposa e filhos. Com a ocupação otomana, o Príncipe fora forçado a abdicar e nunca pôde usufruir da residência, que se tornara um Liceu, uma escola de gramática e a Corte Suprema de Apelação. O prédio fora renovado na década de 1970, para se tornar um museu. Ao visitá-lo, era possível ver como a elite Sérvia vivia na época em que a residência fora construída.

Rios Danubio e Sava

Era possível vê-los desde a Kalemegdan ou caminhando até a ciclovia que margeava o rio. No verão, a ilha Ada Ciganlija, que ficava bem no meio da confluência dos dois rios, era aberta a visitação, sendo possível visitar a praia formada em uma de suas margens.

Rua Knez Mihailova

Na saída do Parque Kalemegdan, estava a rua Knez Mihailova, exclusiva para pedestres. Repleta de belas construções do fim do século XIX, era o principal centro comercial da cidade. Antigo endereço das famílias mais ricas, hoje reunia  lojas de grife, e diversos Cafés, bares e restaurantes. O resultado era um lugar charmoso, muito elegante e ao mesmo tempo animado, cheio de vida e convidativo. Quando passear pela rua, caminhe devagar e preste atenção nos belos casarões. E não deixe de sentar-se junto a alguma mesinha ao ar livre para tomar um café.

Splavovi

Splavs ou Splavovi eram os flutuantes ancorados nos rios Danúbio e Sava, que abrigavam restaurantes, bares e baladas. Havia flutuantes mais elegantes e tranquilos e outros mais joviais e festivos. Para quem gostasse de curtir a vida noturna das cidades que visitava, reserve uma noite para conhecer um Splavovi.

Stari Dvor e Novi Dvor  -  Andrićev venac, 1 - 

Foram palácios construídos, respectivamente para as famílias reais Obrenović e Karađorđević. O Stari Dvor, ou Palácio Antigo, datava dos anos 1880 e possuia estilo arquitetônico beaux-arts. Atualmente abrigava a Câmara Municipal. O Novi Dvor, ou Palácio Novo, foi construido em estilo historicista/revivalista e completado em 1922, após estragos causados pela 1ª Guerra Mundial. Atualmente servia como a residência do Presidente Sérvio.

Teatro Nacional  - Francuska, 3 - 

Situado na Praça da República, fora inaugurado em 1869 e permanecia até hoje como maior símbolo da cultura da Sérvia. Era possível fazer visitas guiadas pelo prédio durante o dia, e também assistir a algum espetáculo durante a noite, a preços acessíveis.

Torre Gardoš - Ficava em Zemun -

Era toda de tijolos, construída em 1896 durante a ocupação do Império Austro-Húngaro. Estava sobre as ruínas de uma Fortaleza medieval e atualmente abrigava uma exposição sobre a história de Zemun e de Gardoš. Nas proximidades, era possível  caminhar por uma bela área verde nas margens do Rio Danúbio. No verão, desde Zemun, dava para chegar até a Ilha da Grande Guerra. Apesar do nome, a ilha era um belo refúgio para os habitantes locais e abrigava uma reserva de pássaros e a concorrida praia do Lido.

Torre Nebojsa - muralha nordeste da Cidade Baixa  -

Do que restara da Fortaleza Kalemegdan, essa era a única torre datada do período medieval. Construída no século XV, era usada para observar os rios Sava e Danúbio, e assim contribuir para a proteção da cidade fortificada. Possuia 19 metros de altura, e janelas em todos os oito lados, de onde poderiam ser disparados tiros de canhão. Atualmente, havia um museu anexo à torre, que revisitava a história medieval de Belgrado.

Zemun e a Ilha da Grande Guerra

Antigamente, Zemun era uma cidade separada, mas hoje era considerada um bairro da cidade. Situado às margens do Rio Danúbio, o bairro possuia ruas de paralelepípedos rodeadas pelo Museu da Pátria, a Ópera e Teatro Madlenianum, a Torre em Gardoš, um parque de diversões, Cafés e vários restaurantes.

Dicas diversas

Alfabeto cirílico

Os sérvios utilizam o alfabeto cirílico, um dos alfabetos oficiais da União Europeia. Mas também entendiam e utilizavam o alfabeto latino. Boa parte da população até falava um pouco de inglês.

Pékaras

Era o nome das padarias sérvias. Elas eram muito comuns e era possível encontrar uma em cada esquina. Nas Pékaras, eram vendidos vários tipos de pães e folhados doces e salgados, e várias delas funcionavam 24 horas. Destaque para a qualidade de seus produtos.

Moradores não pagavam pelo transporte público

Era difícil ver um sérvio entrar no ônibus público e pagar a passagem. Assim como na maioria dos países europeus, entrava-se no ônibus por qualquer uma das portas e efetuava-se o pagamento em uma máquina. Ninguém ficava vigiando se iria pagar ou não, mas eventualmente apareciam alguns fiscais e cobravam 20 vezes o valor da passagem de quem não efetuasse o pagamento. Em Belgrado apenas os turistas costumavam ser cobrados, já que a maioria dos moradores da cidade não conseguia pagar todas as despesas com o salário que ganhavam. Era  uma maneira de ajudar a população...

A vida noturna

Os grandes líderes do Estado Iugoslavo tinham o hábito de se reunir e jantar na rua Skadarlia, uma área que reunia artistas e boêmios. Era um bairro cigano no início do século XIX e, pouco a pouco, tornara-se num bairro boêmio para os artistas de Belgrado, como Djura Jaksic, um pintor e escritor sérvio famoso que vivera nesta rua. Sava Mala era o local principal da vida noturna. Esta parte antiga, era  conhecida pelas discotecas e o local perfeito para sentir o ritmo da cidade. A vida noturna era muito especial, porque as pessoas de Belgrado e os sérvios em geral, viviam para a festa e a festa nunca acabava!

Dicas para viajar pela Sérvia

Registre-se na Polícia

Era obrigatório que todo mundo que chegasse a Sérvia, se registrasse na Polícia em até 24h  de sua chegada. Nos hotéis e hostel, a administração costumava cuidar disso para os hóspedes.

Evite comentar sobre a guerra

Na Sérvia era meio que consenso que os turistas deviam evitar falar sobre a Guerra da Iugoslávia. O trauma e o legado do conflito ainda permaneciam bastante vivos no país e em toda a região dos Bálcãs, e por isso os sérvios não gostavam de falar sobre o fato, com quem não vivenciara os horrores do conflito e, portanto, não entenderia a complexidade do assunto.

Visita a Kosovo -

Se desejar conhecer Kosovo durante a sua estadia na Sérvia, era melhor fazer a viagem sentido Sérvia – Kosovo. Entrar em Kosovo por outros países, como Albânia, Macedônia ou Montenegro, e depois seguir para a Sérvia, poderia causar problemas. Isso porque a lei Sérvia exigia que estrangeiros que estiverem em território considerado sérvio, tivessem um carimbo de entrada originalmente expedido pela Sérvia e isso não aconteceria se entrasse no Kosovo por outro país. Portanto, estar no Kosovo sem um carimbo de entrada da Sérvia, era contra a lei. Até parecia difícil entender essa  exigência... 

Fumar em bares e restaurantes ainda era permitido na Sérvia.

Por isso, para quem era sensível ao cigarro, era preciso muita paciência ao visitar os países destas regiões.

O inverno sérvio poderia ser bastante rigoroso.

Se não gostar de frio, era melhor viajar durante estações mais amenas, ou então nem aparecer por aqui;

Evite tirar fotos de instalações de veículos policiais ou militares.

Isso poderá causar problemas com as autoridades, que irão querer saber qual sua intenção!

Carregue sempre o seu Passaporte

Guarde uma cópia do Passaporte em um local seguro no hotel.

Os Sérvios eram muito receptivos e cordiais 

Costumavam bem se relacionar com os visitantes, para agradá-los. 

Onde comer

A gastronomia da Sérvia resultava de uma deliciosa combinação entre a tradicional cozinha dos Balcãs e as mais modernas influências européias. Corria-se o risco de sair com peso a mais numa visita a Belgrado, devido a surpreendente e pesada comida sérvia - a base assentada, sobretudo, em carne, pastéis folhados e vegetais.

A Rakja

Nos balcãs, muita gente produzia sua própria rakia, um conhaque à base de ameixa. Em 2006, o comerciante Branko Nesic resolvera oferecer uma bebida de qualidade superior em seu Rakia Bar. O conhaque era envelhecido em barris de carvalho, por no mínimo 10 anos, o que lhe proporcionava um sabor mais profundo e complexo. Ele também abrira a Belgrade Urban Distillery, no Mercado Beogradsky, um ponto movimentado, com estandes de comidas de rua, roupas vintage e uma lojinhas de discos vinil. A Distilaria produzia 23 variações de bebidas, a partir da ameixa, maçã, marcelo e damasco.

Ambar - Karađorđeva, 2 - próximo da área do porto.

Para quem procurava um pouco de requinte, este belo restaurante - localizado junto à margem do Rio Sava - no famoso Beton Hala, tinha uma oferta sofisticada com base numa moderna cozinha Sérvia. Podia-se optar por um menu ilimitado, então com uma variedade de 70 deliciosos pratos sérvios. Os preços no almoço eram bastante mais acessíveis.

Bar Sasa Gospodar-Jevremova, 40 -

Inaugurado emn 2017, oferecia filés e a bisteca, que passavam 21 dias em processo de maturação. Havia um brunch nos fins de semana, em formato de bufê, com opções de lombo de porco assado, guisadinho de carne cortada à faca, espetinhos de frango e uma quantidade respeitável de carnes curadas. Se quiser provar uma especialidade balcânica, experimente a pljeskavica, um bolo de carne moída recheado de queijo. Outro prato típico era o okajmak, um pimentão vermelho recheado com carne e coberto com queijo cremoso.

Casa Nova - Gospodar Jovanova, 42ª -

Preparava pratos da cozinha italiana, francesa e mediterrânea. Situado no centro da cidade, era considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Seus atendentes eram gentis e orientavam na escolha dos pratos e dos vinhos. Sugestão: experimente o filé ao molho de cogumelos e mousse de chocolate.

 

Campania Trattoria - Kneza Sime Markovica, 10  -

Oferecia pratos da cozinha italiana e mediterrânea. Era tão concorrido, que os locais afirmavam ser um dos melhores italiano da cidade. Seus pratos eram excelentes, como as caponatas, as pizzas, as lulas à  milanesa, o  salmão, e os vários outros  pratos da cozinha italiana, como o gnochi trufado.

Dva JelenaSkadarska, 32 -

Era um daqueles restaurantes de culinária Sérvia, que não se poderia deixar de conhecer quando visitasse Belgrado. Por ser um dos restaurantes mais antigos da cidade (fundado em 1832), retratava muito bem diversos aspectos da cultura local, além de ter um ambiente autêntico e estar localizado na famosa Skadarlija - a histórica rua boêmia, que também era uma atração. Ambiente maravilhoso e serviço nota dez!

Endorfin – Gastro Pub - Braće Jugovića, 3 -

Aberto a pouco mais de três anos, era especializado em comidas caseiras, mais afetivas, como por exemplo o queijo Miroc, vindo das montanhas do leste da Sérvia, grelhado e coberto com um risco de mostarda e mel; o Cevapi, uma mistura de carne moída servida em formato de charuto, muito macia e suculenta, feita com carne de cordeiro e língua de vitela com beterraba, por tudo isso Daí o nome do pub!

​​Holesterol - Obračina, 59B -

Situado na zona de Dorćol, com um nome sugestivo, preços acessíveis e menu que variava ao longo da semana, era um restaurante local e sem turistas - os menus apenas apresentados em sérvio. Com uma apelativa decoração moderna, oferecia duas listas: uma alta e outra baixa em colesterol (daí a designação do restaurante). O atendimento era excelente!.

Homa Restaurant - Žorža Klemansoa 19(Corner Senjanina Ive and Dositej street –

Jazz Café - Obilićev Venac, 19 -  

Era bar, café e restaurante italiano, com várias mesas ao ar livre. Como fumar era um hábito local, em qualquer lugar que se fosse encontrariamos uma densa neblina de fumantes, e aqui não seria diferente. Para quem escolhesse ficar na parte interna, teria de conviver com a fumaceira. Oferecia um mix de embutidos para começar os trabalhos.

Kafana - 

Era o nome dado aos famosos Cafés sérvios. Contam que foi na Sérvia que surgiram os cafés que hoje estão espalhados  pela Europa. Tomar um café dra um ritual na Sérvia. Por isso, visitar uma kafana para descansar e renovar as energias era uma experiência importante para quem visitar o país. O Kafana Pavle Korčagin era muito recomendado, decorado com itens da era comunista e com imagens de acordeonistas sorridentes e também a mais antiga da cidade. O lugar iniciou suas atividades em 1823, e seu nome era resultado de uma disputa com uma igreja, que se opunha ao nome original: Ao Lado da Catedral.

Mala Gonostica - Dobracina, 6 -

Era um bom lugar para comer, no entorno da Praça da República. O pessoal era muito gentil e pronto para ajudar. Oferecia a opção de ficar sentado na parteinterna ou pelo lado de fora. Ambiente muito relaxante. A comida era excelente.

 

Manufaktura – Kralja Petra, 13 -

Desde 2014 este restaurante com decoração industrial chique, servia pratos com ameixas enroladas em fatias de bacon, lingüiças da Eslovonia, na Croácia, goulash da Vojvodina, do noroeste da Sérvia, e tábuas de queijos vindos de todas as partes do país. Para aliviar o remorso de fazer disparar o colesterol, peça uma salada shopska, com pepinos e tomates picados cobertos com queijo de cabra gratinado.

Restaurante Legat 1903 – Jasenička, 7 -

Restaurante Salon 1905 - Karadjordjeva 48 –

Restaurante Salon 5 - Avijaticarski Trg, 5 - | 1 sprat

Sarajevski ćevap  "To je to" - Bulevar despota Stefana, 21 - 

Situado não muito longe da Praça da República, era um dos bares/restaurante famosos pelas fantásticas salsichas típicas, ćevapčići.

 

Stanica Francuska, 6 -

Era um bar/pub que produzia sua própria cerveja e vendia também de outros fornecedores locais. Também tinha uma área externa e no lado de dentro, rolava um som com músicas dos anos 80 e atuais. Os garçons eram atenciosos e orientavam na escolha das cervejas e dos pratos. Era conhecido também como Estação da Cerveja. Seus pratos contemplavam frangos, lombinhos, fritas, sanduíches,  hamburger e pescados. Era um local muito procurado pelos amantes dos esportes, para acompanhar os jogos de futebol pelo mundo à fora, nas telas instaladas na parte interna.

Trattoria Pepe - Gospodar Jovanova, 33 -

Preparava pratos da cozinha Italianamediterrânea e européia. Era uma tradicional Tratoria da cidade que se destacava pela qualidade de seus produtos e pela atenção dos profissionais que atendiam. Era recomendado principalmente para jantar, onde o casal de proprietários se esforçava para bem atender e orientar o cliente sobre os pratos que produziam.

 

Onde dormir

 

Quando indicamos, sugerimos ou recomendamos algum meios de hospedagem,  não significa que estamos promovendo comercialmente um estabelecimento. Nossas informações se baseiam em experiências próprias, indicação  de amigos ou avaliação de hóspedes, divulgadas pelos sites de hospedagem, como o Booking ou TripAdvisor. Encontrar um bom hotel em Belgrado por menos de 50€ era uma tarefa fácil. A verdade era que existiam locais de ótima qualidade para ficar alojado na capital da Sérvia.  Um dos hotéis bem recomendado era o  One Luxury Suites, localizado no distrito de Stari Grad, que oferecia luxuosas opções a preços acessíveis. Se preferir uma estadia em grande estilo poderia até optar por um apartamento, com terraço e banheira de hidromassagem.

 

Poderia também escolher Normady Luxury Suites, que oferecia várias opções entre quartos, suites e apartamentos luxuosamente decorados.  Igualmente moderno e bem decorado, era o Hotel Bohemian Garn i Skardalija, que  ficava localizado no coração de Belgrado. Todos os quartos dispunham de banho privativo, televisão, ar condicionado, WiFi grátis e aquecedor elétrico para preparar um chá ou café.

City Code In Joy - $$$$ - Rua Dobracina, 26 – Stari Grad -

Estava localizado no centro, perto do calçadão e oferecia acomodações e serviços de alto padrão. O bairro boêmio Skadarlija e a Rua Strahinjica Bana - famosa por bares, cafés e restaurantes exclusivos, ficavam a apenas 100 metros de distância. Os quartos muito bem decorados tinham design moderno, equipados com todas as comodidades e confortáveis camas Queen, TV LCD a cabo, cofre e frigobar. A equipe da Recepção estava disponível das 7.00 as 23.00h para  atender aos hóspedes, efetuar reservas de bilhetes de viagem ou para indicar restaurantes nas proximidades

 

Eden Garden Suites - $$$$ -  Knez Mihajlova, 24 – em Stari Grad

Estava localizado a 1,4 km das estações rodoviária e ferroviária. Oferecia elegantes suítes com ar condicionado, acesso gratuito de Wifi e uma bela vista para a movimentada Rua Knez Mihajlova.  Os quartos tinham TV de tela plana a cabo, frigobar, chaleira elétrica uma máquina para café e mesinha para as refeições. O banheiro tinha chuveiro elétrico, secador de cabelos, amenidades e roupão de banho para casal.  Disponibilizava serviço de traslados.

 

Hotel Rex - $$$Sarajevska, 37 -

Situado na área de Savski Venac, no bairro das Embaixadas e prédios ministeriais, estava apenas 1,5 km da rua para pedestres Knez Mihailova, no centro histórico. Dispunha de quartos com ar-condicionado, janelas amplas com muita luz natural, estacionamento privativo e WiFi gratuitos, ótimos banheiros, pisos em madeira e TV de tela plana a cabo. O restaurante servia uma variedade de pratos internacionais e dos Balcãs.  O Terminal de Trens e a Rodoviária estão localizados a 700 metros de distância do hotel. A área de lazer de Ada Ciganlija estava a 10 minutos, por transporte público.

NV Luxury Suites & Spa - $$$$ -  Niska, 16ª – bairro de Vracar.

Todas as unidades possuiam TV a cabo, frigobar, chaleira elétrica e algumas tinham cozinha equipada e lava-louças. O banheiro oferecia roupões de banho e amenities, banheira de hidromassagens e sauna. O acesso ao Wifi era cortesia. Também oferecia serviços de traslados.

Rezime Crown Depadans - $$$ -   Cika Ljubina, 11 - Stari Grad -

Situado na área central para pedestres, a cerca de 100 metros da Praça Republike, oferecia quartos enormes, com ar-condicionado, aquecimento e Wi-Fi gratuito, TV de tela plana à cabo, área de estar, frigobar e banheiro com chuveiro ou banheira, secador de cabelos e amenities.  O café da manhã era servido no Bistrô que ficava próximo ao hotel

BELGRADO 7.jpg
BELGRADO 9.jpg
bottom of page