BELGRADO e seus museus -
parte 3/3
Belgrado podia se orgulhar de suas ricas coleções de museus. Os disponíveis ao público representavam uma abertura para o passado e uma oportunidade educativa para novas tendências artísticas. Com diversas coleções de pinturas e objetos da época pré-histórica até os dias atuais, invenções de Tesla, carros antigos interessantes e outras exposições, os visitantes podiam realmente ter uma visão do tesouro cultural e científico guardado em Belgrado e na Sérvia. A visita aos museus representava uma caminhada através de épocas inteiras, proporcionando uma vista do surgimento de uma cidade e sua transformação através do tempo e de circunstâncias imprevistas.
Centro de Promoção da Ciência - 3 sprat, 24 - Makenzijeva –
Coubera ao Ministério da Ciência e do Desenvolvimento Tecnológico iniciar a criação do novo Centro para a Promoção da Ciência, com a intenção de unir o fosso entre os cientistas e a sociedade como um todo, educando a geração mais jovem e transmitindo os métodos científicos que afetavam a construção de uma sociedade civil dinâmica, aberta aos desafios do futuro, desempenhando um papel fundamental nas melhores soluções de qualidade de vida e na afirmação de uma economia baseada no conhecimento em toda a sociedade. O tema da competição arquitetônica era a preparação do Projeto Preliminar de Arquitetura para o novo prédio: Centro de Promoção da Ciência. O desafio era proporcionar novas idéias urbanas e arquitetônicas, para a parte restante do Bloco 39, que hospedava o Campus Universitário, como a Universidades de Belgrado: Engenharia Elétrica, Matemática, Física e Faculdade de Ciências Organizacionais).
Galeria de Afrescos – Cara Uroša 20 - Stari grad -
Estava localizada em Dorćol, uma das partes mais bonitas e antigas de Belgrado. Se poderia chegar facilmente à Galeria, por transporte próprio ou público. A poucos minutos a pé da Galeria de Afrescos, ficava o Museu do Lobo e Dositej. A cidade tinha ainda mais 22 Galerias de arte a espera de visitantes.
Galeria do Museu de História Natural – Rua Njegoševa, 51 –
Era uma bela Galeria que pertencia ao Museu de História Natural da Sérvia. Estava localizada dentro da Fortaleza Kalemegdan. O prédio da Galeria foi visto pela primeira vez em uma planta turca, em meados do século XIX e foi mostrado como sendo uma Torre de Vigia, com um soldado guardando a entrada da Fortaleza, na direção do Portão de Istambul. Os ingressos custavam cerca de 150 din, e para estudantes a entrada era gratuita.
Museu da Aviação – Aeroporto Nikola Tesla -
Contando com vários aviões militares e civis ao redor do prédio - junto com radares e outras maravilhas da tecnologia da aviação - indicavam claramente aos visitantes que eles chegaram a um Museu de Aviação. Foi fundado em 1957 e possuia uma coleção de aviões em sua maioria expostos no interior do prédio. Um esquadrão de caças de fabricação iugoslava, aviões civis maiores e helicópteros cercavam o terreno ao redor do Museu. A coleção incluia partes de aviões abatidos durante o bombardeio da OTAN (o popular invisível F-117), mísseis de Cruzeiro e o único avião de combate FIAT G-50. Os depósitos do Museu e sua biblioteca continham milhares de livros, objetos e documentos sobre a expansão da aviação no país e no mundo.
Museu da Igreja Ortodoxa Sérvia – - Kneza Sime Markovića, 6 -
Apresentava mais de três centenas de artefatos, e no depósito do museu existiam milhares mais. O acervo incluia tesouros históricos, eclesiásticas e artísticas: objetos dos mosteiros (inclui a herança antes da grande migração dos 1690), e das igrejas do Srem Oriental, que foram devolvidos a partir de Zagreb, onde elas foram retiradas durante a Segunda Guerra Mundial.
Museu da Iugoslávia - Mihailo Mika Janković, 6 –
Inaugurado em 1962 como um presente da cidade de Belgrado a Josip Broz Tito, então Presidente da Iugoslávia, em comemoração aos seus 70 anos de idade. Tito foi uma figura super importante na Iugoslávia e na Sérvia e após a sua morte, um Memorial em sua homenagem foi incorporado ao museu. O museu conta a história da Iugoslávia Socialista e da vida de Tito e possui uma exposição de todos os presentes que ele recebeu durante seu governo e seu túmulo - solenemente revestido de mármore, sob um teto de vidro, na chamada Casa das Flores. Atualmente, era constituido por 3 prédios: o Museu 25 de Maio; a Casa das Flores, e o Museu Antigo. No espaço inferior do Museu, existia uma pequena sala onde era exibido um filme sobre a vida de Tito. Eram mostradas as realizações do Marechal, detalhes da sua convivência com chefes de Estado, suas viagens e sua obra. No andar superior, num espaço imenso, estavam expostos movimentos de arte e cultura da Iugoslávia.
Parte importante do Museu da Iugoslávia era o Centro Memorial de Josip Broz Tito - a Casa das Flores, que era o local de descanso eterno do ex-presidente da Iugoslávia Josip Broz Tito e sua esposa. O Mausoléu era uma estufa e representa um símbolo de uma época e de uma ideologia que reinava na região durante quase 50 anos. Ao visitar a Casa das Flores, poderá ver coleções de uniformes do Exército de Tito e bastões usados para transferir cartões de aniversário de todas as partes da Iugoslávia.
Museu da Pátria de Zemun – Rua Glavna, 9 -
Fora fundado em 1954, em outro local, e administrativamente anexado ao Museu da Cidade em 1968. Mostrava a história de Zemun, desde sua fundação até 1945. Conhecida como a Spirta House foi totalmente adaptada em 1968/70 e em 4 de março de 1971 foi realizada a cerimônia de abertura, que também marcava a mudança do museu para o interior da casa. O prédio foi erguido em 1848 e originalmente pertencia a uma das famílias locais mais ricas e influentes, os Spirtas. O prédio apresentava um design neo-gótico, com janelas extravagantes, que se destacavam entre os outros prédios das imediações. Abria de terça a domingo das 10.00 as 17.00h.
Museu de Artes Aplicadas - Vuka Karadžića, 18 –
Fundado em 1950, era especializado na coleta, proteção, estudo, exposição e publicação de obras de arte aplicada. As coleções consistiam em mais de 32.000 objetos feitos por artistas sérvios e internacionais. Entre as mais valiosas estava a da artista plástica Ljuba Ivanović, que reunia 3.000 artefatos que incluiam jóias, manuscritos e livros, objetos esculpidos em madeira, chifre e madrepérola, xilogravura e ícones pintados. O museu organizava mostras temporárias e se envolvia em diversos eventos culturais como Salão de Arquitetura, Salão Infantil de Arte Aplicada, Salão de Arte Aplicada Contemporânea e Trienal de Cerâmica.
Museu de Arte Contemporânea – Ušće, 10 -
Fora inaugurado em 20 de outubro de 1965 e suas atividades como Museu começaram em 1958, quando um ato do Conselho Cultural do Comitê do Povo de Belgrado, instituiu a Galeria Moderna, instituição cuja finalidade era supervisionar o desenvolvimento da arte contemporânea na Iugoslávia. O prédio estava situado em Nova Belgrado, na margem esquerda do Rio Sava, do outro lado da Fortaleza. O seu conceito único de design de interiores e, por outro lado, a sua ligação com a envolvente arte, representava uma solução original que ia ao encontro dos requisitos básicos de museu. O prédio estava rodeado por um parque de esculturas, com obras dos escultores iugoslavos mais importantes do século XX. Sua coleção começou a se formar por volta da época da fundação da Galeria Moderna e na época da inauguração do Museu contava com 3.500 obras de arte. Atualmente o acervo era composto de 8.000 obras e representava a coleção de arte mais relevante do espaço da arte Iugoslava.
Museu de Artes Teatrais – Rua Gospodar Jevremova, 19 -
Estava instalado na antiga casa da família Božić, construída em 1836 , inscrita na lista de monumentos culturais de grande importância nacional e figurava na lista de bens culturais da cidade. Continha um Arquivo Hist[órico e uma biblioteca com peças de cenografia, juntamente com fotos e pinturas históricas.
Museu de Ciência e Tecnologia – Dobračina, 51 – Dorcol –
Espalhados por dois andares, o museu estava cheio de exposições interativas que vinham com texto em inglês para explicar os pontos mais delicados. A Sala das Ilusões era imensamente fascinante, embora fossea melhor evitar a visita para quem tiver um estômago fraco. Proporcionava uma diversão para toda a família.
Museu de Ivo Andric - Rua Andricev Venac, 8 –
Ao lado do Palácio Novo, ficava a casa onde vivera o grande escritor Ivo Anric - Prêmio Nobel de Literatura, de 1961. Desde 1976, a residência sediava o Museu Ivo Andric, uma homenagem ao autor de A ponte sobre o Drina. A Biblioteca continha 4.502 unidades bibliográficas, rica coleção de fotografias, e vários pertences pessoais de Andrić e sala de estudo do escritor e o salão, com uma atmosfera autêntica desde o tempo de Andrić. O ingresso custava 200 RSD.
Museu de Paja Jovanovic – Kraija Milana, 21/4 –
Não se sabia quando Paja Jovanović visitara Belgrado pela primeira vez. Embora ele nunca tenha passado muito tempo na cidade, devido aos compromissos de pintura pelo mundo, continuava sendo um lugar ao qual retornava ansiosamente. Depois que o plano de construir um estúdio de arte para ele em Belgrado, fora abandonado, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1950, Paja Jovanović iniciara uma série de contatos com os funcionários do Museu da Cidade de Belgrado, sobre o estabelecimento de seu legado na cidade. Queria legar à Belgrado as peças da suas obras e os elementos do seus equipamentos de pinturas que considerasse valer a pena preservar, para que se instalasse o Cemitério Novo Groblje, em Belgrado, em 11 de junho de 1970, no mesmo dia em que o Museu da Cidade de Belgrado cumpria o segundo desejo do pintor ao abrir ao público o Museu de Paja Jovanović. Em 1972, a coleção fora ampliada pelo presente da esposa do pintor Hermina – Möuny Dauber, que legara ao Museu da Cidade onze pinturas de Paja Jovanović, de sua coleção particular e várias peças de seu mobiliário.
Museu de Pedagogia - Uzun Mirkova, 14 -
Era uma das instituições educacionais mais antigas da Sérvia. Fundada em 1896, por iniciativa da Associação de Professores Sérvios, tinha o objetivo de coletar e preservar os meios de ensino e todos os outros materiais de valor histórico para escolas e professores do ensino fundamental. Durante mais de um século de existência, várias dezenas de milhares de livros, material didático, fotografias e documentos que foram coletados para testemunhar sobre o trabalho das escolas sérvias, desde o início do século XIX até os dias atuais. Nesse período, o Museu mudara de local várias vezes e, a partir de 1969, fora instalado no prédio da Escola Moderna de Belgrado, construída por volta de 1840, em uma antiga casa de Cvetko Rajović, o então Governador.
Museu de Vuk e Dositej - Gospodar-Jevremova, 21 –
Fundado em 1949, retratava a vida, obra e o legado de Vuk Stefanović Karadžić, o reformador da língua Sérvia, e Dositej Obradović, escritor que fora o primeiro Ministro da Educação do país. O museu era um local interessante para entender o renascimento da cultura Sérvia na época da Primeira Revolta Sérvia, contra o Império Otomano. Desde 1979, esta instituição era administrada pelo Museu Nacional da Sérvia.
Museu do Automóvel – Majke Jevrosime, 30 –
Consistia principalmente em um grande salão, com vários automóveis antigos estacionados. Alguns eram interessantes e valia conhecer. No geral, a experiência tinha um ótimo custo-benefício. Conheça carruagens de 1903, o famoso Ford T-model, fórmulas dos anos 60 e 70, alguns modelos Mercedes para transportar estadistas, e vários outros veículos também interessantes e muito bem conservados.
Museu do Cetro - Kneza Mihaila, 42 -
Era um pequeno museu de três pavimentos, que abrigava uma grande quantidade de arte moderna e pós-moderna. A visita era gratuita.
Museu do Estrela Vermelha F.C –
O futebol era uma grande paixão em Belgrado, com torcedores divididos entre o Estrela Vermelha Belgrado e o Partisan Belgrado. A rivalidade era feroz entre torcedores dos dois times, e os jogos do Derby Day podiam se tornar casos de polícia. Havia um museu gratuito no Red Star Stadium, que estava cheio de memórias de futebol, incluindo fotografias e autógrafos do Busby Babes - a lendária equipe do Manchester United, que jogou o sua última partida aqui contra o Red Star, antes do avião que os transportava cair tragicamente. Para chegar, use os trens 47 e 78 ou o ônibus numero 9.
Museu Etnográfico - Studentski trg, 13 –
Inicialmente, as peças aqui expostas pertenciam ao Museu Nacional. Em 1901, o Museu Etnográfico fora fundado, a partir do acervo relacionado ao tema que pertencia ao Museu Nacional. Esse acervo era composto por objetos típicos do cotidiano, que retratavam o modo de vida das diferentes populações e dos diferentes locais da Sérvia. Ao visitar o museu, terá uma idéia da cultura da população de todas as partes do país. Ficava em frente ao Parque Acadêmico, um dos mais antigos e tradicionais de Belgrado, era cercado por belos casarões oitocentistas. O parque possuia esse nome porque nas redondezas, existiam diversas instituições de ensino, sendo muito frequentado por estudantes. A entrada custava 200 RSD.
Museu e Arquivo do Cinema Iugoslavo – Rua 1 – Uzun Mirkova -
Era uma instituição cultural criada em 1949, que reunia o Museu de Arquivos do Filme Iugoslavo fundado em 1952 e além do museu, a Cinemática, ou seja, o próprio arquivo cinematográfico iugoslavo que possuia também uma Biblioteca e uma sala de exposições. Essas atividades estavam distribuídas por três locais: a administração e a biblioteca localizadas na Rua 1 – Uzun Mirkova, no centro de Belgrado e no município de Stari grad; e o Museu-biblioteca de filmes, que estava localizado na Rua Kosovska, 11 - também no município de Stari grad. Os arquivos da biblioteca de filmes Iugoslavos estavam localizados na Rua Kneza Viseslava, 88 no município de Cukarica e no Distrito de Kosutnjak. Havia grande acervo históricos da filmoteca do país, que estava sob a guarda da produtora Avala, no sub-distrito de Filmski Grad – Cidade do Filme.
Museu Histórico da Sérvia – Praça Nikola Pasik -
No inicio mantinha várias coleções divididas em seções diferentes ( atos históricos, documentos escritos, pinturas, gráficos e esculturas, armas, etnologia). Após novo conceito adotado, a exposição fora transformada em mais abrangente apresentação de uma história rica e colorida do povo sérvio e permanecia assim até hoje.
Museu Histórico Judeu - Kralja Petra, 71-A -
Fundado em 1948, estava instalado em um prédio projetado por Samuel Sumbul, em 1928, para a comunidade judaica sefardita; uma inscrição perto do topo do prédio afirmava: O Lar da Comunidade Religiosa-Escola Judaica. A Federação das Comunidades Judaicas tinha a intenção de estabelecer um museu para cobrir cerca de 2.000 anos de história, desde a história mais antiga de Belgrado. Em 2005, o museu doara uma coleção temática para a Divisão de Projetos de Arquivos Internacionais do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos. Continha documentos sobre prisões, de represálias contra judeus, membros de movimentos antifascistas, comunistas e população em geral, bem como documentos relativos a Campos de Concentração, na antiga Iugoslávia.
Museu Memorial de Nadežda e Rastko Petrović – Ljubomira Stojanovića 25 -
Fora declarado monumento cultural em 1974, por decisão do Instituto para a Proteção de Monumentos Culturais. Estava instalado em uma casa da família da artista Ljubica Luković, irmã de Nadežda e Rastko Petrović. A casa fora construída no período de 1928 a 1935, como uma casa típica da Colônia dos Professores. A atual exposição do consistia no rico legado da família Petrović, relacionado à vida e obra de Mito Petrović, escritor e estudioso; da pintora Nadežda Petrović e do escritor Rastko Petrović, que fora recolhido e doado ao Museu Nacional de Belgrado por Ljubica Luković. Continha uma coleção de pinturas e esboços de Nadežda Petrović, correspondência privada de membros da família, uma coleção de obras de arte e objetos que pertenceram a Rastko Petrović, filmes de viagens, registros e outros itens que permitiam uma compreensão abrangente da vida e da criatividade dessas figuras importantes, sem as quais a história cultural recente da Sérvia seria inexistente.
Museu Militar - Carigradski drum -
Fundado em 1878, ficava dentro das paredes da Fortaleza de Kalemegdan, invisível aos olhos dos visitantes até subir as escadas para sua entrada. Rodeado por muralhas da Fortaleza e o mais belo Parque de Belgrado - Kalemegdan, o museu representava um dos símbolos da Fortaleza da cidade. Fora fundada pelo decreto do Príncipe Milan Obrenović IV, em 22 de agosto de 1878. Foi mais uma manifestação da celebração da Independência da Sérvia. Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, as coleções sofreram grandes devastações ou foram levadas pelas tropas de ocupação.
Em novas condições, após a Segunda Guerra Mundial, novos trabalhos de coleta de objetos começaram a surgir, principalmente a partir da guerra anterior. Também a adaptação do display começara de acordo com a nova ideologia. As coleções foram significativamente enriquecidas, especialmente com objetos da Guerra e da Revolução, e o Museu Militar tornou-se uma importante instituição do novo país. Abrigava hoje um grande acervo que datava da pré-história às guerras atuais: armas, uniformes, bandeiras, decorações, mapas, maquetes, dioramas e fotografias. Tinha uma exposição ao ar livre, de tanques e peças de artilharia, torpedeiros e minas sub-aquáticas.
Museu Nacional da Sérvia - Trg Republike, 1а - Vase Čarapića -
Fundado em 1844, era o mais antigo e importante centro cultural da Sérvia. Era um museu de tipo complexo, dedicado à proteção, interpretação e promoção do patrimônio multicultural dos Balcãs centrais e da Europa - cultura desde a pré-história até aos dias de hoje - através de material arqueológico, numismático e artístico. O museu coletava, preservava, e protegia com base nos princípios da proteção preventiva e aprimora o conhecimento. O mais impressionante era a coleção de obras de arte de pintores sérvios dos séculos XVIII e XIX, bem como de pintores medievais da Europa e China. A coleção de pintores franceses estava entre as mais valiosas do mundo, incluindo obras raras de Matisse, Picasso, Renoir, Rouault, Degas, Cézanne e outros. Guardava a coleção de Erih Slomović, judeu croata que foi assassinado na Segunda Guerra Mundial. Esta valiosa coleção consistia predominantemente em pinturas impressionistas e se destacava como a maior e mais rica coleção de arte francesa nos Balcãs. Funcionava todos os dias, exceto às segundas-feiras.
Museu Nikola Tesla - Krunska, 51 – Vracar –
Um dos gênios mais injustiçados que existiram, Nikola Tesla tinha um museu só para ele em Belgrado. Mesmo não ganhando o título, que lhe fora roubado por nada menos que Thomas Edison, fora ele quem revolucionara a eletricidade no mundo. Outras criações desse gênio foram o motor elétrico, ignição elétrica de motores à gasolina e a famosa bobina de Tesla, que permitia comunicações sem fio com rádios e TV, sendo usada até hoje em nosso Wi-fi. Dedicado a honrar a vida e o trabalho do mais famoso cientista sérvio, o museu possuia elementos interativos de ficção científica, além de abrigar as cinzas de Tesla. Fora inaugurado em 1955 e possuía mais de 160.000 documentos originais, 2.000 livros, 1.200 exibições históricas, 1.500 fotografias, instrumentos e aparatos e 1.000 planos e desenhos. O engenheiro e inventor (cujo nome era agora usado como marca de automóveis) era natural de uma cidade da aldeia de Smiljan ( atualmente na Croácia ), mas era um ortodoxo Sérvio e era visto como um herói. Belgrado homenageara-o com um pequeno museu, onde estavam expostas algumas das invenções de Nikola Tesla.
A visita durava cerca de uma hora, pois o Museu era muito popular e as vezes existiam filas. A visita era interativa e embora não houvesse muito para ver, a visita era interessante e er uma das recomendações para uma viagem até Belgrado. A entrada custava cerca de 4€ e o museu estava aberto diariamente das 8.00 as 20.00h, menos às segundas-feiras. As visitas guiadas (em inglês) decorriam a cada hora a partir das 10.00 e a duração era de 45 minutos. Devido a popularidade do Museu Nikola Tesla, era recomendado fazer a reserva bastando para isso enviar um email para info@tesla-museum.orgfmuits.
Museu Postal - Majke Jevrosime, 13 – Hollókö –
O museu postal-telegráfico-telefônico funcionava como um museu dentro da Empresa Pública de comunicações PTT Srbija. Tratava do recolhimento, estudo, proteção e exposição de objetos e documentos relacionados ao funcionamento e desenvolvimento das comunicações PTT. Fora criado para preservar e proteger itens e informações relacionadas à história dos Correios sérvios. Os primórdios da coleta de peças para o museu remontavam ao final do século XIX, mais precisamente a 1887, quando fora adotada a disposição segundo a qual o Chefe do Departamento de Correios e Telégrafos, deveria cuidar da biblioteca e do álbum de selos estrangeiros.
Museu Residência da Princesa Ljubica - Kneza Sime Markovića, 8 –
Datada da primeira metade do século XIX pertencia à família do Príncipe Miloš Obrenović. Foi construída em 1831 e representava uma combinação do estilo turco e europeu. Era inicialmente destinado a Miloš Obrenović, mas por causa de uma proximidade dos turcos, que ainda ocupavam o Forte Kalemegdan, mudou-se para outra residência perto de Belgrado e sua esposa Ljubica vivia aqui com seus filhos. Hoje, a residência da Princesa Ljubica era um espaço de exposição, com exposições permanentes e temporárias no subsolo da residência. Todas as sextas-feiras as 17.00 e aos sábados as 12.00h, os visitantes podiam experimentar o espetáculo especial denominado Um café com a Princesa Ljubica (para tour em inglês, reserve com antecenência). Nataša Popovska, Curadora do Museu da Cidade de Belgrado, se vestia de Princesa Ljubica, cumprimentava os assistentes e contava a história da Residência. Aos visitantes eram oferecidos café forte e delícias turcas.
Museu Toma Rosandic - Ljube Jovanovića, 3-
Era dedicado à memória e obra do escultor Sérvio de origem croata, Toma Rosandić, e estava instalado numa casa construída em 1929, onde o artista viveu e trabalhou. O museu estava administrativamente ligado ao Museu da Cidade de Belgrado.
Museu Zepter - Kneza Mihaila, 42 – Centro -
Era um museu particular, muito bonito e interessante. Era o primeiro museu privado na Sérvia, com uma excelente coleção de pinturas, arte contemporânea. Os Curadores e os funcionários do museu eram muito gentis. O que se destacava era a atividade editorial do museu, um excelente livro. Um lugar para desfrutar, era uma visita obrigatória.
Mesquita