top of page

BARCELONA - museus diversos - 4/4

BARCELONA 14.jpg

Praça de Espanha


Big Fun Museu - Rambla de Sant Josep, 88-94 –

É um espaço de entretenimento criado com ilusões de ótica no qual se poderá tirar inúmeras fotos em situações inusitadas ou engraçadas: andando no teto na cama de um quarto, na boca de um tubarão, dentro de uma pia ao lado de um produto de limpeza mais alto que uma pessoa ou cercado por animais de enorme tamanho, sente-se na cadeira ou na mesa da casa do gigante, banhe-se na piscina seca de bolinhas brancas, tire fotos com algumas estrelas do passado como Elvis Presley, deixe-se envolver pelos doces do reino dos doces ou se deixe confundir pelos reflexos do labirinto de espelhos. Ao percorrê-lo encontrará salas temáticas com instalações 3D, labirintos e muitas ilusões.
 

Espaço Subirachs - Carrer Batista, 6 – Poblenou -

É um empreendimento cultural privado, que oferece ao público uma exposição permanente de parte do legado de Josep M. Subirachs, escultor catalão de reconhecido prestígio internacional. Através de um passeio por mais de uma centena de obras, poderá acompanhar a prolífica e extensa carreira do artista e redescobrir uma produção ampla e multifacetada que muitas vezes foi ofuscada pelo eco de sua intervenção monumental na fachada da Paixão, da Basílica da Sagrada Família. Além de esculturas em terracota, bronze, ferro, madeira, pedra, mármore, etc., expõem croquis, desenhos, gravuras, litografias, cartazes, pinturas, jóias e medalhas.
 

Fundação Suñol -  Carrer de Mejía Lequerica, 14 –

É uma organização privada sem fins lucrativos, que mostra ao público a coleção de arte contemporânea de Josep Suñol e, ao mesmo tempo, promove um projeto para a divulgação e produção de arte de vanguarda.  A Fundação atua em dois eixos: o primeiro gira em torno da coleção já estabelecida, que é apresentada em diferentes formatos, desde as sequências cronológicas até diálogos e interações entre as obras incluídas na referida coleção. O segundo eixo, Nivell Zero, intervém num espaço diferenciado tanto físico como temporalmente, no qual haverá espaço para todo o tipo de atividades práticas e teóricas sobre as artes comprometidas com o século XXI.

 

Ideal -  Centro de Artes Digitais - Calle do Dr. Trueta, 196 – Poblenou -

Inaugurado em outubro de 2019 é o primeiro Centro de Artes Digitais da Espanha, criado com o objetivo de se tornar o ponto de encontro entre arte, tecnologia e ciência. O espaço era originalmente um antigo cinema construído em 1917, que foi transformado em estúdio de televisão, em 1984. É composto por 2.000 metros quadrados dedicados à criação, ensino e divulgação da cultura digital, com o objetivo de criar uma nova comunidade artística na cidade e dar-lhe visibilidade internacional.
 

KBR – Fundação MAPFRE - Av. do Litoral, 30 –

É o novo Centro de Fotografia, com o qual a Fundação MAPFRE iniciou uma nova etapa em sua intensa dedicação à fotografia artística, uma de suas principais áreas de atividade cultural desde 2009. Está instalado em um dos prédios mais emblemáticos da Barcelona moderna: a Torre MAPFRE, na Marina Olímpica. Na parte inferior da torre, o centro de exposições ocupa a projeção curva de dois andares entre a Avenida do Litoral e o passeio marítimo. O nome KBr Fundação MAPFRE Barcelona refere-se ao símbolo químico do brometo de potássio, sal utilizado no processo de desenvolvimento da fotografia analógica, e uma declaração de intenções da linha da instituição, comprometida com a recuperação da tradição e dos mestres da fotografia, mas também com a contemporaneidade. 
 

Museu das Ilusões - Carrer do Pintor Fortuny, 17 –

Começou como um projeto único que logo se tornou um dos locais de educação e entretenimento de mais rápido crescimento, com locais em mais de 30 cidades ao redor do mundo; e continua a expandir! Este conceito original foi lançado em Zagreb, na Croácia, em 2015 e rapidamente se tornou uma marca reconhecível e atração líder em cada cidade onde é lançado. Oferece uma experiência interativa, imersiva e divertida para crianças, e seus familiares – um lugar perfeito, incomum e emocionante para todas as gerações. Truques divertidos e impressionantes vão ensinar sobre visão, percepção, cérebro humano e ciência, então será mais fácil perceber por que seus olhos vêem coisas que seu cérebro não consegue entender.
 

Museu de Cera - Passagem da Banca, 7 –

Está localizado numa pequena praça que pode ser alcançada desde a parte sul das Ramblas, pela pequena Passatge de la Banca. Há um Quiosque de Ingressos na Rambla, com uma figura de cera atendendo. O belo prédio, que abriga o Museu desde 1973, foi construído em 1867 como um prédio representativo do Banco de Crédito Geral El Comercio. Em 28 salas reúne mais de 360 ​​figuras de personalidades famosas e protagonistas de filmes conhecidos, como Piratas do Caribe que impressionam os visitantes. Há personalidades da história hispano-catalã e européia, e  grandes nomes internacionais como Barak Obama, Lionel Messi, Albert Einstein, Brad Pitt, Jack Nicholson, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Stephen Hawking entre outros. Personalidades famosas do cinema também recebem um amplo espaço: o Captain Jack Sparrow de A Maldição do Caribe, os vários protagonistas de Star Wars e Arthur Fleck, de O Coringa.
 

Museu do Chocolate – Calle do Comercio, 36 –

Sua proposta é contar a história do chocolate e toda a sua tradição artística do trabalho com este produto, além de relembrar a cultura e valores artesanais da pastelaria da Catalunha. No museu há oito instalações que se dedicam a explicar todo o processo do chocolate, a transformação do produto em obras de arte, origens do cacau e muitas outras atividades. Há também uma sala audiovisual, onde contam a história do produto; uma sala de maquinaria e uma sala Barcelona, onde ficam figuras de chocolate para entender como elas fazem parte da cultura da cidade e região. Há várias oficinas com atividades que devem ser marcadas previamente, tanto para crianças quanto para adultos.













Museu do F.C.Barcelona - Calle d'Arístides Maillol, s/n –

Instalado no Camp Nou, exibe todos os troféus conseguidos por todas as áreas desportivas do clube catalão ao longo da história, além de todo tipo de objetos relacionados a suas equipes, jogadores e associados. Com um público em torno de 1.2 milhões de visitantes por ano, é o segundo museu mais visitado da cidade, perdendo apenas para o Museu Picasso, que atrai 1.3 pessoas/ano. Foi rebatizado como Museu President Núñez em 2000, durante a presidência de Joan Gaspart, em homenagem ao ex-presidente Josep Lluiz Nuñez, fundador do museu.


Museu do Haxixe e Cânhamo - Carrer Ample, 35 –

Em 1987, o empresário do cannabis, Ben Dronkers, junto com seu amigo  e parceoiro Ed Rosenthal, abriu museu no distrito da Luz Vermelha de Amsterdã. Queriam compartilhar sua coleção pessoal de cannabis e a paixão pela planta, mas o ministro da Justiça holandês achou que o museu estava promovendo atividades ilegais e determinou o fechamento no primeiro dia após a abertura oficial. No entanto, Ben Dronkers desafiou com sucesso o fechamento e reabriu o museu no dia seguinte. O museu, mais tarde batizado de Hash Marihuana & Hemp Museum, está lá desde então.Desde a abertura do museu, a coleção cresceu para mais de 9.000 peças, a maioria das quais foi adquirida por Ben Dronkers em suas muitas viagens pelo mundo. Um segundo local, no mesmo canal, foi adicionado em 2009, para exibir ainda mais a coleção exclusiva do museu. A Hemp Gallery é dedicada à longa história e usos mais amplos da planta de cânhamo desde papel e velas a alimentos, plásticos, alta moda e design. É passeio recomendado para adultos e melhor ainda se for à noite.
 

Museu Erótico -  La Rambla, 96 bis –

Foi criado com o objetivo de proporcionar um centro educativo e recreativo focado no erotismo, tema clássico da história e cultura da humanidade. É o primeiro museu de arte e cultura erótica, onde é possível descobrir o desenvolvimento do erotismo através de diferentes campos artísticos e culturais do ser humano, do ponto de vista antropológico, arqueológico e literário. Reúne mais de 800 peças de valor histórico que mostram as manifestações eróticas das mais diversas culturas, sob a ótica ritualística, religiosa e recreativa, atravessando vários períodos da nossa história, desde a Grécia e Roma até a década de 1920. Possui uma coleção significativa de arte asiática e apresenta uma exposição de arte erótica contemporânea de artistas de renome internacional.
 

Museu Mundo Mágico - Carrer de Casp, 50 –

O visitante é a estrela em seu próprio palco, onde poderá se imaginar ao lado de um superstar no banheiro ou escapar de um crocodilo no último minuto, andar sobre pássaros no céu e voar em uma sala. É arte de truques no seu melhor estilo: não pintada, mas foto-realistas com muitas idéias e referências únicas a Barcelona. Na entrada o visitante precisa ficar de pés descalços para que parte dos murais não seja danificado. Em cada sala e espaço encontrará desenhos diferentes com imagens divertidas concebidas para se introduzir na paisagem, fingindo que faça parte dela. Em cada espaço há pequenas indicações que mostram a localização de onde se poderá melhor registrar a foto, bem como sobre como se posicionar para que o efeito da imagem seja o mais divertido.

 

Museu Opisso - Carrer de París, 203 –

A sala do Museu Opisso está localizada no piso térreo do Hotel Astoria, exibindo mais de uma centena de obras do ilustrador Ricard Opisso, através das quais se poderá apreciar uma interessante crônica da vida do artista e da vida cultural, especialmente catalã, espanhola e francesa, desde a primeira metade do século XX. Reúne mais de 250 obras originais, entre desenhos, aquarelas e pinturas a óleo, complementadas pela documentação do artista e edições originais. O Museu permite uma viagem carregada de humor e ironia através da crónica gráfica da sociedade barcelonesa do século XIX.

BARCELONA 12.jpg
BARCELONA 15.jpg
bottom of page