Grand Palace
Melhor época para visitar Bangkok
A melhor época para visitar a cidade era de novembro a janeiro, quando as chuvas das monções diminuiam e os dias ficavam um pouco mais frescos. Já a temporada de praia era de dezembro a março.
A espiritualidade
A maior parte dos pontos turísticos de Bangkok eram os templos budistas. A cidade tinha uma religiosidade muito forte, que era visível nas centenas de pequenos templos espalhados pela área urbana, principalmente da frente de prédios empresariais. Esses templos eram chamados de Wat, o templo budista que não se referia a apenas uma construção e era composto de diversas construções e cada uma com uma função diferente. Geralmente havia a sala principal, onde os fiéis faziam suas orações e onde ficava a estátua mais importante de Buda. Essa sala principal se chamava ubosot. Além dela, havia diversos outros ambientes, como a residência dos monges, a sala de encontros e as capelas. Em 1782, o Rei Rama I decidira transferir a sede de seu reino do lado oeste do Rio Chao Phraya para o lado leste. O palácio deveria ficar às margens do rio, e para garantir sua segurança, mandara cercar o terreno real com canais artificiais.
Dessa forma, a região do Palácio Real se transformara numa ilha, cercada pelo rio de um lado, e pelos canais, do outro. Essa ilha se chamava Rattanakosin, e hoje era o centro histórico da cidade, o lugar onde se encontrava a maior parte dos pontos turísticos de Bangkok. O maior desses pontos turísticos era o Grande Palácio, do Rei Rama I. Fora construído em 1782, e servira de residência Real até 1925. O Palácio Real não era apenas um palácio, mas uma área de quase 220 mil metros quadrados, onde se localizavam diversos prédios governamentais e monumentos religiosos. Era como se Rama I quisesse construir toda a capital de seu reino dentro dessa área. Alguns prédios datavam de 1782, outros foram construídos ao longo do tempo, onde se destacavam o Templo do Buda de Esmeralda e o Chakri Maha Prasat, que servira de residência para os reis da Tailândia durante muito tempo. Fora construído no século XIX, e era a principal construção do Complexo do Grande Palácio. Sua arquitetura era uma incrível mistura entre o estilo tradicional tailandês e a arquitetura ocidental. Extremamente luxuoso, o Chakri Maha Prasat era um bom exemplo do poder e da riqueza da Família Real tailandesa da época.
Os Templos, Pagodas e Estupas
Kuan An Keng Shire
Era santuário e um templo Hokkien, e um dos santuários mais antigos de Thonburi e da Thailândia, mandado construir pelo Rei Taksin, que trouxe a estátua da deusa Guanyin para ser aqui ser consagrada. O Guanyin Bodhisattawa era diferente de outros santuários porque, a Guanyin em outros santuários está em pé, mas aqui ele está sentado. A estátua de Guanyin era feita de madeira esculpida e revestida de ouro. Havia também murais e pinturas do clássico Romance of Three Kingdoms, incluindo bonecas decoradas nas paredes, para visita e adoração. Originalmente eram dois templos, mas no reinado do Rei Rama III os chineses demoliram os templos gêmeos e construíram o atual Kuan An Keng. Ficava no Kudeejeen, o bairro português. Abria diariamente das 7.30 as 17.00h. O acesso era livre, mas imagens internas não eram permitidas.
Wat Arun Ratchawararam - Templo do Amanhecer -
Era o maior cartão-postal e a imagem mais famosa da capital da Thailândia. Foi construído em 1768, pelo Rei Taksin, em homenagem ao deus indiano Aruna, no lugar onde já existia um Templo e hoje era conhecido como o Templo do Amanhecer, porque o Rei assistiu a um amanhecer no local e se encantou com o visual. O Templo tinha uma torre principal, um chedi com 82 metros de altura, revestido com conchas e pequenos pedaços de porcelana colorida e era ricamente adornado. Havia várias figuras religiosas e de guerreiros defendendo e sustentando a sua base. Para chegar pegava-se a balsa no Tha Tien Pier ( número 9 ), perto do Wat Pho, e cruze o Rio Chao Phraya. O nome do templo vinha do deus hindu Aruna, personificado como a radiação do sol nascente. O templo existia desde a época do Reino de Ayutthaya, que durou de 1351 a 1767. Seu estilo arquitetônico era muito peculiar. Seu ponto mais alto era uma prang – torre em espiral característica dos templos hindus, que foi adotada nos templos budistas. A riqueza de detalhes em porcelana podia ser vista de longe.
Wat Benchamabophit Dusitwanaram - Nakornpathom Road, 69 - Dusit -
Conhecido também como o Templo de Mármore, fora construído durante o reinado de Rama V, em 1899. Para erguê-lo, o Rei contratara um arquiteto e um engenheiro italianos, que agregaram à construção elementos como vitrais e o mármore branco de Carrara e vigas ornamentadas em laca e ouro, mosaicos chineses e arquitetura inspirada na Índia, e com um portão de entrada em forma de serpente imitando a arte Khameriana. Nos claustro estavam mais de 50 estátuas de Buda, coletadas de diferentes partes da região e retratavam o Buda de diferentes maneiras. Nas imediações, estava a Mansão Vimanmek, que também fora residência do Rei Rama V e era considerada uma das maiores residências de madeira, do mundo. O templo foi construído em 1899 durante o reinado de Rama V, um dos monarcas que construiu os mais belos templos tailandeses. Podia ser visitado junto com a visita a Chinatown, já que o templo ficava perto do arco, no início do bairro. O pátio interno era muito bonito e era preciso tirar os calçados para entrar. Não tinha dress-code e a entrada era gratuita!
Wat Bowonniwet Vihara – Phra Sumen Road, 248 - Wat Bowon Niwet - Phra Nakhon -
Fundado em 1826, era um templo dedicado à seita budista Thammayut e popular porque muitos reis da Tailândia eram monges e abades, como o Rei Rama IV e o Rei Bhumibol, conhecido como Rama IX. Era um centro essencial do budismo Theravada e continuava a ser reverenciado pela Família Real e pelos habitantes locais. O templo tinha uma arquitetura fantástica e o design refletia a influência da arquitetura chinesa. As atrações incluiam estátuas de Buda e vários prédios usados pela Ordem Monástica. Era uma amálgama de cultura e soberania religiosa, e era uma visita obrigatória para melhor conhecer a cultura tailandesa. Além de seu chedi dourado mais visível e lindo, existiam muitos murais que incluiam as representações tailandesas da vida ocidental.
Wat Intharawihan - Bang Khun Phrom, Phra Nakhon –
Era conhecido pela famosa estátua de Buda, com 32m de altura. Durante o governo do Rei Rama I, o templo foi renovado e nomeado como Wat Intharam. A estátua de Buda em pé era uma verdadeira representação da arte religiosa tailandesa e era uma visita obrigatória. A estátua encostada a uma torre de cimento tinha 32 metros de altura e 10 metros de largura. Chamado Luang Pho ou Phra Si Ariyamettrai, era decorado com vidro e mosaicos de ouro 24K. Continha uma relíquia de Buda, originária do Sri Lanka. Atrás do grande Buda, havia um pequeno cemitério com urnas e caixas e em frente à imagem de Buda, havia uma pequena praça cercada por uma passarela coberta.
Wat Mahatatt Yuwaratrangsarit - Estrada Tha Prachan, 3 - Phra Borom Maha Ratchawang - Phra Nakhon -
Este pequeno templo não era uma referência turística, mas um excelente lugar para meditação e um dos templos mais importantes da Tailândia, funcionando também como uma importante escola budista. As aulas aconteciam diariamente das 7.00 as 10.00h, das 13.00 as 16.00h e das 18.00 as 20.00h, orientadas por Monges que falavam inglês.
Wat Mangkon Kamalawat - Charoen Krung Rd, 423 - Pom Prap - Pom Prap Sattru Phai -
Inaugurado como Wat Leng Noei Yi, na década de 1870, servira como uma introdução ao budismo Mahayana, em Bangkok. O Rei Chulalongkorn mais tarde mudou o nome para seu título atual. O templo era decorado com motivos de animais, flores e dragões chineses. A sala de ordenação abrigava os templos dourados de Buda. Ao visitar os salões de sermões reverentes, observe as coleções de santuários budistas, taoístas e confucionistas. O templo era palco de vários eventos chineses significativos, ao longo do ano. Abria diariamente das 7.30 as 17.30h e a entrada era gratuita
Wat Makut - Estrada Krung Kasem
Era um templo da categoria Real, de segunda classe, localizado na orla do centro histórico de Rattanakosin. Seu nome original era Wat Makut Kasattriyaram Ratchaworawiharn, nome que lhe fora dado por seu criador, o Rei Mongkut ( Rama IV ), que reinou de 1851 a 1868. Mongkut, que passara 27 anos como monge budista antes de ser coroado Rei, fundara a Dhammayuttika Nikaya, uma Ordem do Budismo Theravada. Destaque para as aplicações em pedras sema, conhecida por sua influência mística. Os terrenos do Wat Makut eram cercados por uma parede com um grande portão de entrada. Suas principais estruturas eram um viharn (sala de assembléia), um obosot (sala de ordenação) e um grande Chedi. Os painéis das janelas e portas do viharn e do ubosot eram primorosamente decorados em cores douradas com símbolos da realeza e o mitológico elefante de três cabeças Erawan. Ao redor do virharn e do ubosot havia uma galeria, na qual grandes pilares circulares sustentavam o telhado. As paredes do ubosot, os prédios onde os monges eram ordenados, eram decoradas com murais do século XIX. Em um grande prédio com um telhado de várias camadas, consagravam a principal imagem de Buda do templo.
Wat Pathum Wanaram Rachaworawihan - Rama I Road, 969 - Khwaeng Pathum Wan - Pathum Wan - Wat Pathum Wanaram Ratcha Wora Viharn -
Foi criado pelo Rei Rama IV para ser um local de culto. Durante o tempo de sua construção, os terrenos estavam situados nos campos de arroz. O templo ficava cercado de árvores, entre os mais importantes Shoppings da cidade, e não dava para ouvir nenhum barulho da rua. Era um dos templos mais esquecidos de Bangkok e também um dos mais antigos. Na parte interna dos fundos, havia um grande salão aberto para o aprendizado de meditação, onde todos os dias entre 17.00 e 19.00h, havia prática coletiva de diferentes formas. No templo estavam as cinzas da Família Real tailandesa, e da casa do Príncipe Mahidol Adulyadej. Era o local onde seis indivíduos foram mortos durante a violência política de 2010. As brigas contra as autoridades estaduais, resultaram em ferimentos fatais. Os tribunais afirmaram que as vítimas foram mortas por balas de longo alcance, disparadas por soldados posicionados no Skytrain, na Rama I Road. Após várias semanas de confrontos entre os dois grupos, o resultado foi a morte de 90 pessoas. Estava localizado entre o Central World Plaza e o Siam Paragon Mall. Para chegar pegue o Skytrain para Siam Square ou Chitlom, pois o templo ficava entre essas duas estações. Abria das 8.30 as 20.00h.
Wat Pho - Templo do Buda Deitado - Sanam Chai Road, 2 - Grand Palace -
Era um dos templos imperdíveis da Tailândia, e um Monastério Real de primeira classe, onde é possível ver de perto o surpreendente Buda Reclinado. A impressionante estátua coberta com folhas de ouro fica num ambiente exclusivo e fechado, o Wat Phra Chetuphon e tem nada menos do que 46m de comprimento por 15m de altura. Ela representa o momento de iluminação de Siddhartha Gautama, o Buda, antes de sua morte, aos 80 anos de idade. O Wat Pho era bem mais tranquilo que o Grand Palace, as grandes filas se concentram no templo onde ficava a estátua do Buda Deitado, nos outros pátios e templos menores do Complexo, era tudo mais tranquilo e agradável.
Era o templo mais antigo de Bangkok, que começou a ser construído no século XVI, quando a capital da Tailândia se mudou de Ayutthaya para Bangkok. O Complexo do Wat Pho era enorme, valia pegar um mapa na entrada para facilitar o passeio. Eram vários pátios repletos de Pagodas, estátuas, templos menores reunindo imagens dos Buda Lokanat, Chinnarat, Palilai, Phra Buda Theva Patimakorn, o Buda Vitorioso sobre o demônio Mara, o Buda Chinnasri Muninat O Phranak Proki e uma galeria com 150 imagens douradas de Buda na parte interior e mais 244 imagens pela parte exterior, todas mandadas vir do interior do país pelo Rei Rama I. Não era permitido entrar calçado em seu interior, um lugar considerado sagrado.
Wat Phra Dhammakaya - 0 Moo 8 Khlongsong - Khlong Luang – Pathumthani -
Este templo não era mencionado em nenhum guia de viagens e se parecia com uma imensa nave espacial dourada, que pousou no meio dos campos de arroz, ao norte de Bangkok. Construído em um enorme terreno de 800 acres, em 1970, acumulava mais de 150 prédios durante menos de 50 anos, que agora cobriam mais de 320 hectares combinados. O centro do terreno era uma stupa em forma de esfera, tão grande que era coberta com 300.000 imagens de Buda, todas aproximadamente do tamanho de monges humanos. Era surreal !
No que dizia respeito à capacidade humana, era difícil medir exatamente quantas pessoas cabiam na área deste que era considerado o maior templo do mundo, embora seja tentador extrapolar um número na faixa de várias centenas de milhares: mais de 150.000 pessoas podiam caber no salão de assembléia, do centro administrativo, que ocupava apenas uma parte da área total do templo. Cerca de 3.000 monges chamavam o templo de lar diariamente, tornando-o o templo mais populoso do Reino da Tailândia. Todos acompanhavam a mesma escola de pensamento budista: Movimento Dhammakaya, fundado em 1970 pela Freira Chandra Khonnokyoong e Luang Por Dhammajayo. Chegar não era fácil, e a melhor forma era de Uber e combinar com o motorista para esperar, pois o lugar era bem afastado. Não chegava a ser no meio do nada, mas chamar um táxi ou Uber, podia ser demorado. Ficava tão próximo do Aeroporto Don Mueang, que se podia vê-lo quando o avião está decolando ou pousando.
Wat Phra Kaew – Fica ao lado do Grande Palácio -
Este magnífico templo era é o mais famoso de Bangkok, foi construído por Rama I, e seus sucessores, a partir do ano 1782. Na época servia de residência oficial dos reis Rama I até Rama IX, quando este abriu o Complexo ao público e mudou a casa oficial para outro local. Existiam três estupas principais: uma dourada, em estilo do Sri Lanka, uma escura, em estilo tailandês antigo e a outra, em estilo Khmer. Apresentava várias estátuas de personagens do épico Ramakian, como o demônio, o macaco Hanuman, entre outras figuras.
Wat Prayura Wongsawat Worawihan - Prajadhipok Road, 24 - Wat Kanlaya - Thon Buri -
Também conhecido como Wat Prayun, era um Complexo de templos budistas do século XIX, localizado perto da Ponte Memorial, ao lado de Thonburi. O templo foi construído no século XIX durante o reinado do Rei Rama III, do reino tailandês Rattanakosin, que também foi Rei do Sião, de 1824 a 1851. Rama III era o irmão mais velho de Mongkut que o sucedeu como Rei Rama IV, em 1851. Originalmente chamado de Wat Rualek, foi inspirado na cerca de ferro que a rodeava feita de machados, espadas e lanças. Ele tinha um grande chedi branco, em forma de sino, contendo relíquias do Buda. Também tinha o Cemitério Khao Mo, que ficava ao lado da entrada principal do templo. Abria todos os dias das 8.30 as 17.30h.
Wat Rakhang Kositaram Woramahawihan - Arun Amarim Road, 250 -
Era o Templo dos Sinos ou Wat Luang PhorToh, localizado na 250, Siriratch sub-distrito de Bangkok Noi. Era um templo Real do segundo grau de Woramahawiharn, na seita tailandesa, do Distrito 1, do budismo Theravada. Seu nome original era Wat Bangwa Yai, foi construído no período de Ayutthaya. Durante o período de Thonburi, o Rei Taksin - O Grande, construiu o palácio perto de Wat Bangwa Yai, renovou o templo e designou o local como um templo Real para a residência de Somdet Phra Sangkharat, o primeiro Patriarca Supremo dos sacerdotes budistas durante o período Rattanakosin. O Rei, graciosamente ordenou a transferência de Phra Tripitaka (escrituras budistas) da Província de Nakhon Si Thammarat para serem revisadas.
No reinado do Rei Rama I, Wat Bangwa Yai foi patrocinado por Sua Alteza Real, a Princesa Chao FaKrom Phraya Thep Sudawadi (Sa), a irmã mais velha do Rei Rama I e a mãe de Krom Phrarajawang Boworn Sathan Phimuk. Sua residência ficava ao lado do templo. Ela apoiou o Rei Rama I na reforma do templo. Mais tarde, um sino antigo foi encontrado no templo e o Rei mandou que o sino fosse removido para o Templo do Buda de Esmeralda, e construiu cinco novos sinos para doar ao templo. A partir daí o templo passou a chamar-se Wat Rakhang Kositaram. Havia um antigo Tripitaka Hall situado na área do templo, que foi residência do Rei Rama I, quando ele estava ativo durante o período Thonburi. Há também Phra Ubosot, com um telhado de três camadas, em estilo simbólico Rattanakosin, incluindo um ápice empena, cumes de dentes nas bordas inclinadas de um frontão, hanghong e suportes decorativos. No seu interior, a principal imagem de Buda de Wat Rakang, era chamada Phra Prathan Yim Rub Fa. Era uma estátua de Buda de Bronze na atitude de meditação, com aproximadamente 4 metros de largura. Em frente à imagem de Buda, estavam três estátuas de monges. Para os turistas e aqueles que tinhham interesse em visitá-lo, o local estava aberto diariamente das 8.00h as 17.00h.
Wat Ratchanaddaram Worawihara - Loha Prasat - 2 Maha Chai Road 10200 - Krung Thep Maha Nakhon -
Localizado nos terrenos de Wat Ratchanatdaram, Loha Prasat também era conhecido como o Castelo de Metal. Foi construído em 1846, sob ordens do Rei Rama III e inspirado em dois outros templos semelhantes, na Índia e no Sri Lanka. O Templo Loha Prasat era uma construção de 36 metros de altura, com 37 torres feitas de metal que simbolizavam as 37 virtudes que levavam à iluminação. No seu nível mais alto havia uma relíquia do Buda. Era o único templo de construção de vários andares e quadrados que existia. Loha Prasat é um termo de origem indiana, que se referia a uma estrutura de base quadrada, com vários andares, que era usada como aposento de um monge; apenas três dessas estruturas eram conhecidas por terem sido construídas e a única em pé até hoje era esta de Bangkok. Por uma pequena taxa de entrada, se poderia explorar esta grande obra de arquitetura. O templo que passou por um processo de restauração, tinha uma história rica que ficava evidente ao caminhar entre os pilares que criavam vielas encantadoras.
Wat Saket – Monte Dourado – Chakkraphat Diphong Road, 344 - Bang Bat, Pom Prap Sattru Phai -
Era um dos templos mais antigos de Bangkok, construído em 1767. Enfrente a subida de 318 degraus, rodeados de vegetação, até o templo, e que tinha uma vista linda 360º, e depois mais alguns degraus até chegar a Estupa dourada. Construído na ilha de Rattanakosin, era uma área ocupada desde a época em que Ayuthaya era capital do Reino do Sião e que ainda preservava construções desse período, o templo estava no topo de uma colina de 80 metros de altura, batizada de Phu Khao Thong.
A colina fora construída com os destroços de uma enorme Chedi, que desmoronara durante a construção, porque o solo era muito frágil para suportar seu peso. Durante o reinado de Rama IV (nos anos 1940), o lugar fora reforçado com toras de madeira que impediam o solo de afundar, e só então a pequena Estupa existente fora colocada no topo. No passado, o Wat Saket era usado como um local de cremação para os que eram pobres, e sem condições para custear por uma cerimônia privada. Quando, durante o reinado de Rama II, uma epidemia de cólera assolou a cidade, estimava-se que 60.000 pessoas tenham sido cremadas nesse local. As cinzas das pessoas eram depositadas na base da montanha, em um pequeno cemitério do século XIX, e que hoje mais parecia um jardim. Abria a visitas das 8.30 as 17.30.
Wat Saket – Monte Dourado – Chakkraphat Diphong Road, 344 - Bang Bat, Pom Prap Sattru Phai -
Era um dos templos mais antigos de Bangkok, construído em 1767. Enfrente a subida de 318 degraus, rodeados de vegetação, até o templo que tinha uma vista linda 360º, e depois mais alguns degraus até chegar a Estupa dourada. Construído na ilha de Rattanakosin, era uma área ocupada desde a época em que Ayuthaya era capital do Reino do Sião e que ainda preservava construções desse período, o templo estava no topo de uma colina de 80 metros de altura, batizada de Phu Khao Thong. A colina foi construída com os destroços de uma enorme Chedi que desmoronara durante a construção, porque o solo era muito frágil para suportar seu peso. Durante o reinado de Rama IV (nos anos 1940), o lugar foi reforçado com toras de madeira que impediam o solo de afundar, e só então a pequena estupa existente fora colocada no topo. No passado, o Wat Saket era usado como um local de cremação para os que eram pobres, e sem condições para custear por uma cerimônia privada. Quando, durante o reinado de Rama II, uma epidemia de cólera assolou a cidade, estimava-se que 60.000 pessoas tenham sido cremadas nesse local. As cinzas das pessoas eram depositadas na base da montanha, em um pequeno cemitério do século XIX, e que hoje mais parecia um jardim. Abria a visitas das 8.30 as 17.30h.
Wat Suthat -
Era citado pelo Giant Swing Vermelho, que com seus 20 metros de altura ficava logo no acesso, uma espécie de portal que lembrava muito os toris japoneses e foi construído em 1874 para ser usado em cerimônias especiais que aconteciam no Wat Suthat. Era ainda mais antigo, fora construído pelo Rei Rama I, em 1782 para abrigar o Buda de Bronze, do século XIII que estava em Sukhothai – a primeira capital do Reino do Sião e berço na civilização tailandesa. Fora concluído por seus sucessores, Rama II e Rama III. Abrigava dois templos, e em seu interior havia um dos maiores Buda de bronze existente, com oito metros de altura, além de afrescos e painéis retratando cenas da vida desse personagem sagrado.
Wat Tramit - Bamrung Mueang Road, 146 -Wat Ratchabophit - Phra Nakhon -
Existiam duas histórias bem interessantes sobre o Buda deste templo: a primeira dizia que a imagem fora construída no ano 1200, em Ayutthaya, que era a capital do Reino do Sião e atual Tailândia. Com o ataque do Exército da Birmânia, em 1767, os Monges que a protegiam decidiram cobrir a estátua com inúmeras camadas de argila, escondendo seu real valor e evitando que fosse saqueada. A outra lenda dizia que ela fora presente de um Marajá indiano para o Reino do Sião, e a imagem teria vindo da Índia e isso explicava a peregrinação diária de indianos visitando o Buda de Ouro.
Wat Yannawa - Charoen Krung Road, 40 - Yan Nawa - Sathon –
Situado nas margens do Rio Chao Phraya, era conhecido como o Templo do Barco, foi construído durante a Era Ayuthaya. Era um templo tailandês-chinês construído durante o século XIX assemelhando-se a um navio chinês de sucata, sob as ordens do Rei Rama III. Ele teria observado que os navios a vapor estavam substituindo vários desses velhos navios, e queria manter a imagem desses barcos e da prosperidade que eles trouxeram para o país. Ao se aproximar do templo, uma das primeiras coisas que se notava era sua forma, cores estranhas e suas torres brilhantes sobre os telhados. No interior havia uma imagem de Buda coberta de folha de ouro e uma sala dedicada a relíquias, ou restos físicos, que se acreditava serem de Buda e que motivavam os locais a rezarem para elas. Havia também uma sala de meditação, uma livraria e um santuário. A maneira mais fácil de chegar era pegar o BTS Skytrain para Saphan Taksin e descer na saída 4. A entrada ao templo era gratuita.
Wat Benchamabophit