top of page

AYUTHAIA - Museus e afins - Thailândia


 

 

 

 

 

 

 

 

​​​

Baan Hollanda - Soi Ksan Rua Ho Rattanachai -

Era uma vila holandesa construída na  Thailândia durante a era Ayutthaya, em 1634. Originalmente estava localizada junto ao Rio Chao Phraya, perto do Estaleiro Tambon Suan Phlu. Atualmente, estava sendo reconstruída em sua terra original, com a intenção de se tornar um centro de informações e museu. Os holandeses estabeleceram pela primeira vez relações comerciais formais com o Sião, em 1604, no final do reinado de Naresuan. Em 1608, o Rei Ekathotsarot concedera permissão à Companhia Holandesa das Índias Orientais para abrir seu posto comercial em Ayutthaya. A localização era na parte sul da cidade murada da ilha e era um espaço bastante restrito.

 

Assim, em 1634, durante o reinado de Prasat Thong, uma nova fábrica e o escritório comercial da Companhia fora constituída em terras concedidas pelo Rei do Sião, como recompensa pela ajuda naval holandesa na Guerra de Ayutthaya contra Pattani. Em 2004, por ocasião do 400º aniversário das relações entre a Tailândia e os Países Baixos, a Rainha Beatriz, dos Países Baixos, acompanhada pelo Príncipe Willem-Alexander, Príncipe de Orange e pela Princesa Maha Chakri Sirindhorn, visitara o local da colônia holandesa em Ayutthaya, onde o Departamento de Belas Artes estava escavando os restos do alojamento da Companhia das Índias. Sua Majestade, gentilmente doara uma quantia em dinheiro para a construção de um Centro de Informação, com uma exposição permanente, que poderia ser considerada um Memorial das longas relações entre os dois países. 

Centro de Estudos Históricos de Ayutthaya - Tambon Pratucham - Phra Nakhon Si -

Era financiado pelo governo japonês e dedicado à pesquisa sobre a história de Ayutthaya, com foco em sua época como capital do país.  Abrigava um museu e fornecia informações juntamente com uma biblioteca que cobria todos os aspectos da história da cidade. Abria diariamente das 9.00 as 16.30h e o ingresso era de 100 Baht para visitantes estrangeiros e 50 Baht para estudantes.

Memorial Pridi Banomyong - Tambon Tha Wa Su Kri, Phra Nakhon Si -

Era dedicado ao seu homônimo Pridi Banomyong, um dos políticos mais influentes da Tailândia, e que nascera em Ayutthaya. O Memorial consistia em duas casas tailandesas tradicionais, às margens do Rio Khlong Muang, na Cidade Velha de Ayutthaya. Pridi fora um dos primeiros políticos com visão de futuro a sair da Tailândia e era uma figura muito considerada. O Memorial abrigava uma exposição de seis pilares, simbolizando o programa de seis pontos do Partido Popular, liderado por Pridi. O primeiro prédio era o museu que exibia cartas, lembranças e objetos pertencentes ao Senhor Pridi. O segundo prédio onde nascera Pridi, não era aberto ao público.

Museu do Barco Tailandês -  Bang Ian Road, 8 -  Phra Nakhon Si -

Era um museu privado de propriedade de Ajarn Paitoon Khawmala, que ao longo de sua vida sentira um vínculo espiritual com os barcos de estilo tailandês e, como professor na Escola Técnica de Construção Naval, decidira compartilhar seu amor pela construção de barcos com o mundo. O museu não apenas apresentava modelos em tamanho real e em escala de barcos e navios, mas também plantas e esboços de modelos inacabados. Ajarn Paitoon também renovara os modelos tradicionais de barcos tailandeses e os colecionara para exibir em seu museu, que era um símbolo de seu amor pelos barcos

Museu do Milhão de Brinquedos - 45 Moo 2 U Thong Road - Tha Wasukri, Phra Nakhon Si –

Era um museu privado, que mostrava brinquedos do passado aos dias atuais. Algumas peças eram raras e eram brinquedos particulares que o dono do museu colecionava desde sua infância. Fora criado a partir da inspiração de Associação Krirk Yoonpun, onde era professor do Departamento de Literatura Infantil da Universidade Srinakharinwirot. Após receber o Prêmio NOMA, no Japão, em 1982, visitara o Kitahara Tin Toy Museum, onde um grande número de brinquedos era exibido. Quando retornara a Tailândia, começara a colecionar brinquedos nos últimos 20 anos. 

 

Museu Nacional Chantharakasem -  U Thong Rd, Hua Ro, Phra Nakhon Si –

Estava localizado na margem oeste do antigo Canal Front City, no Palácio Chan Kasim, na região nordeste, perto do mercado Hoa Ro. Era conhecido como o Palácio da Frente, pois estava situado a leste do Grande Palácio e incluía três prédios com as exposições permanentes do museu, como a Galeria do Pavilhão Chaturamuk, que exibia os bens do Rei Rama IV, e a Galeria Viman Rataya, que apresentava uma coleção de esculturas e artefatos com imagens artísticas, como Budas e a Galeria Maha Tai, que tratava de cinco temas: Arte e Arquitetura de Ayutthaya, Comércio de Cerâmica, Armas antigas, peças budistas e a vida ribeirinha da Cidade Velha.

 

Museu Nacional Chao Sam Phraya  -  Phra Nakhon Si -

Exibia artefatos descobertos durante de escavação e restaurações de templos antigos, em Ayutthaya e tinha o nome de Chao Sam Phraya, Rei de Ayutthaya no século XV. Estavam expostos vários milhares de itens, incluindo imagens de Buda, tábuas votivas, artefatos de ouro e outros tesouros recuperados das criptas de vários templos. A coleção do museu estava exposta em três prédios:  o prédio 1, o principal, tinha dois pisos e apresentava a parte mais interessante do acervo. Os itens eram rotulados em tailandês e inglês e entre eles havia diversas imagens de Buda de várias épocas da história tailandesa, incluindo Dvaravati, Khmer, Sukhothai e Ayutthaya.

Entre eles estavam uma grande cabeça de bronze de 800 anos de uma imagem de Buda encontrada em Wat Thammikarat, em Ayutthaya, uma imagem de pedra de areia do século XII Khmer, em meditação coberta pelos capuzes da serpente Naga, de sete cabeças, e uma pedra de areia estilo Dvaravati, com imagem de Buda em meditação. Uma das peças mais antigas era uma imagem de arenito muito grande de um Buda sentado, da era Dvaravati nos séculos VII a XI, com a mão direita em
Vitarka mudra, o gesto tradicional de ensino.

O piso térreo exibia vários armários lacrados usados ​​para armazenar cópias dos ensinamentos budistas, escritos em folhas de palmeira secas. Também no piso térreo, alguns frontões lindamente esculpidos e painéis de portas de madeira esculpidos recuperados dos templos de Ayutthaya, incluindo Wat Phra Si Sanphet. No andar de cima havia uma bela coleção de tabuletas votivas, exibindo várias imagens do Buda.

Um dos itens mais impressionantes era um
Elefante Real Dourado, cravejado de pedras preciosas datadas de 1424, que fora descoberto na cripta do Wat Ratchaburana e uma espada dourada e sua charneca dourada, incrustada com pedras preciosas que pertencia a então rei de Ayutthayia. Uma das salas era dedicada às relíquias de Buda, descobertas na cripta do Wat Mahathat – o templo da Grande Relíquia. Não era permitido o registro fotográfico das imagens, nas três salas.  

Museu Nacional de Arte de Ayutthaya - Tambon Pratuchai -  Phra Nakhon Si -

Abrigava uma pequena e interessante exposição de arte e história, com estudantes da Universidade próxima atuando como guias locais, em inglês. A obra de arte não era apenas ambientada no contexto histórico, mas também tinha um toque significativo de arte moderna, resultando em um encontro do antigo e do novo, sob o mesmo teto. Mantinha uma notável coleção de objetos de ouro encontrados em alguns dos monastérios e templos budistas. Os tesouros também incluíam belas esculturas e pinturas representando Buda, no estilo de Ayutthaya. A entrada era gratuita.

AYUTTHAIA 4.jpg
AYUTTHAIA 2.jpg
AYUTHAIA 4.jpg
bottom of page