top of page

ASSIS - terra de São Francisco - Itália

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de sua importância religiosa e espiritual, a cidade de Assis era também um dos burgos medievais mais belos da Itália. Localizada ao pé do Monte Subásio e cercada pela natureza, oferecia não só uma vista deslumbrante sobre os belos campos de cultivos da Úmbria, mas sua própria arquitetura, composta quase inteiramente de casas medievais em pedra cor-de-rosa promovendo um belo cenário, principalmente nas tardes ensolaradas ou ao pôr-do-sol, o jogo da luz sobre as pedras rosas de Assis criava um espetáculo de cores sem igual.

O Santo

A partir do ano 1000, quando a cidade passava por um grande período de desenvolvimento, principalmente graças aos Monges Beneditinos, que a história de Assis se fundia e com a história da humanidade. Em 1181 nascera Giovanni di Pietro Bernardone, mais conhecido como São Francisco. Ele amava a natureza, pois sustentava a ideia de que toda criatura era um dom do amor absoluto de Deus, tanto que escrevera um poema chamado O Cântico das Criaturas- primeiro poema literário italiano. Depois de ter sofrido várias doenças, São Francisco morrera com 45 anos, e fora enterrado na Basílica a ele dedicada.

Francisco nascera em uma abastada família de comerciantes de tecido, enriquecidos principalmente graças ao comércio com a França: era por esse motivo que o pai resolvera dar-lhe o nome de Francesco, algo como francesinho em italiano. Francisco fora batizado na Catedral de Assis, a Igreja de San Rufino, padroeiro da cidade. A Igreja era ainda hoje importante local de culto e peregrinação para os devotos; sua bela fachada, bem visível de longe, era um dos cartões-postais da cidade. 

 

Aos vinte anos, na guerra entre Perugia e Assis, Francisco caíra prisioneiro em mãos inimigas. A experiência do cárcere desencadeara no jovem uma crise espiritual que em breve o levaria à total conversão à mensagem de pobreza do Evangelho. Francisco iniciara a fazer caridade às escondidas, com o dinheiro da família; seu pai, quando viera a saber, decidira denunciar o filho às autoridades, na esperança de envergonhá-lo e, assim, dissuadi-lo do novo comportamento – mas não fora o que ocorrera.

Acusado pelo pai diante de toda a população, de dilapidar indevidamente o patrimônio quando lhe devia até mesmo as próprias vestes, Francisco, num gesto decisivo, abrira mão de todos os seus bens, despindo-se até mesmo da própria roupa, que entregara ao pai atônito. O célebre episódio ocorrera no Palácio Episcopal da cidade (Palazzo Vescovile) e fora imortalizado por Giotto no famoso afresco da Basílica de Assis. O período seguinte fora de retiro e intensa reflexão por parte de Francisco, que pregava nos campos entre Assis e Gubbio e meditava nas belas montanhas da redondeza, em meio à natureza e aos animais.

Fora nesse período que Francisco reformara a pequena Igreja da Porciúncula, que se tornara para ele um lugar especial de oração e acolhida dos pobres e necessitados. A Porciúncula viera a ser assim a verdadeira casa de Francisco e centro daquilo que sucessivamente se tornaria a Ordem dos Franciscanos. A igrejinha, pequena e simples, poderia ser visitada ainda hoje, e se encontrava dentro da Basílica de Santa Maria degli Angeli, que fora construída alguns séculos mais tarde e que a englobara no seu interior.

Nos anos seguintes o número de seguidores do Santo crescera, mas nem todos estavam tão dispostos ao mesmo rigor e auto sacrifício. Assim, os últimos anos foram para Francisco de isolamento e de recolhimento solitário nos montes, para a oração e a reflexão. Num desses retiros ocorrera o célebre episódio da visão do Serafim na cruz, após o qual Francisco teria recebido no seu corpo as estigmas de Jesus. Dois anos depois, o Santo viria a morrer na igrejinha da Porciúncula, que ele tanto amava e que havia reconstruído com suas próprias mãos.

As referências históricas e turísticas

Basílica de Santa Maria do Anjo

Situada na base de uma colina, a cerca de 4 km do centro, esta importante Basílica também era ligada à vida de São Francisco de Assis. Dentro estava a Porciúncola, capela onde o Santo percebera a sua vocação e onde compusera parte do texto poético mais antigo da literatura italiana, o Cantico delle Creature. Também abrigava a Capela do Trânsito, local onde São Francisco passara os últimos dias de sua vida, até sua morte em 1226.

Basílica de Santa Chiara –

Construída entre 1257 e 1265, era um elegante templo gótico com uma fachada simples em pedra branca e rosa. No interior, se destacavam os frescos do século XIV que representam a vida da Santa. Santa Chiara fora a discípula espiritual de São Francisco e também era importante figura religiosa da cidade. A Basílica, consagrada em 1265 e inspirada na construção dedicada a São Francisco, abrigava os restos mortais da Santa, assim como relíquias ligadas ao seu mentor.

Basílica de São Francisco

Construída junto às muralhas da cidade, entre 1228 e 1253, era uma impressionante construção que contava com um templo na parte superior e outro justo embaixo, onde descansavam os restos de São Francisco. Era dedicada a São Francisco de Assis, uma das figuras religiosas mais importantes da Itália. Construída após a morte de São Francisco, era dividida em parte superior e inferior. Seus afrescos contavam a história do santo, marcada pela simplicidade e ausência de bens materiais. Sua tumba ficava dentro da basílica e expunha seus únicos pertences, que eram um par de sandálias e dois hábitos. Abria diariamente para visita e não cobravam ingresso.

Bosque de São Francisco

Era um testemunho duradouro do legado de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e do meio ambiente. Esta serena área florestal era impregnada de significados históricos e espirituais, atraindo visitantes que buscam se conectar com a natureza. As origens da floresta remontavam ao início do século XIII, quando o próprio São Francisco se retirava para este tranquilo refúgio para oração e contemplação. Desde sua importância medieval como um Santuário para Monges Franciscanos até os esforços modernos de restauração pela organização ambiental italiana Fondo Ambiente Italiano (FAI), a floresta permanecia uma parte vital da paisagem cultural e natural de Assis.

 

Catedral de São Rufino

Construída a partir de 1029, era a igreja mais antiga de Assis. Com uma fascinante fachada em estilo românico, sendo um dos melhores exemplos deste tipo de arquitetura na Itália, a Catedral conservava a Pia Batismal onde batizaram São Francisco e Santa Clara. Abrigava no subsolo um museu com descobertas arqueológicas e artísticas, além da Cripta com os restos mortais de São Rufino. Não se pagava para entrar na Catedral. Para visitar o museu era cobrado €3,50.

Fortaleza de Roca Maggiore –

Quando estiver em peregrinação à Basílica, aproveite para conhecer esta Fortaleza medieval construída entre 1173 e 1174 d. C, localizada na parte mais alta da cidade. Por se tratar de um terreno bastante íngreme e bastante inclinado, o único acesso à pé para era utilizando o portal Perlici, um corredor de um pouco mais de um metro e oitenta de altura, construído por volta de 1316, onde era possível apreciar as paredes ainda intactas da bela cidade de Assis.

 

Em 1173, o Arcebispo alemão Christian de Mainz, decidira cancelar Assis a mando o Imperador Frederico Barbarossa, o que ocasionara em uma revolta popular que resultara na derrubada da Fortaleza, em 1198.  De acordo com os registros da época, os habitantes da cidade, expulsaram o Duque de Spoleto, Conrad I von Urslingen, com o pequeno Frederico II, que tinha 4 anos de idade na época. Assim, a Fortaleza permanecera esquecida e abandonada até 1362, quando o Papa Inocêncio VI, designara o Cardeal Gil Albornoz para que a reconstruísse.

 

Austera e imponente, a Fortaleza proporcionava uma vista privilegiada para o centro da cidade e para o Vale da Úmbria, cortada pelo Rio Tércio. Em 1458, sobre as ordens de Jacopo Piccinino, fora erguida uma torre poligonal ao lado noroeste da Muralha. Um ano após, o Papa Pio II, autorizara a construção do Portal Perlici, que dava acesso direto da Torre Poligonal à Rocca.  Para comemorar o feito, 3 brasões Papais foram esculpidos e colocados estrategicamente e o mais destacado era o do Papa Sisto IV, que ficava no centro.

 

Igreja de São Damião

 localizada fora dos muros que circundam a cidade, se destacava como uma das mais importantes de Assis. O templo fora o lugar onde São Francisco recebera a revelação de Cristo através de um crucifixo, o qual lhe pedira para reerguer sua casa, que estava em ruínas. Este também fora o local onde São Francisco escrevera o Cântico das Criaturas. A igreja ainda estava associada à vida de Santa Clara, que, após uma profecia de Francisco, fundara a Ordem das Irmãs Clarissas, e realizara milagres no local. Abria diariamente das 10.00 às 16.30h (fechando entre 12.00 e 14.00h), com entrada gratuita.

Igreja de São Pedro –

Fora fundada no século X e em seu interior conservava alguns monumentos fúnebres e frescos conservados em excelente estado. Tinha uma fachada simples, decorada por três rosáceas.

Palácio Valemani e Pinacoteca

Este prédio em estilo barroco, era um dos mais bonitos da cidade, possuía afrescos de pintores toscanos e úmbrios do início do século XVII e abrigava a Pinacoteca Comunale, que continha obras do período medieval e renascentista, de artistas importantes como o Giotto. Abria somente às sextas, sábados e domingos, das 10.00 às 17.00h. O ingresso custava 3 Euros.

Parque do Monte Subasio

Além de englobar a cidade de Assis e conservar histórias Franciscanas, o belo Parque do Monte Subásio ainda oferecia diversas trilhas em meio a uma paisagem composta de oliveiras, bosques de carvalhos, imensos gramados e áreas de pastagem. Excursionistas e visitantes que buscavam descobrir os locais ligados à espiritualidade em meio à natureza, frequentavam regularmente o local.

 

Praça da Comunidade

Ficava no coração de Assis e abrigava alguns dos prédios mais importantes da cidade, como o Templo de Minerva, o Palazzo dei Priori, o Palazzo del Capitano e a Torre del Popolo, esta última considerada uma das construções mais simbólicas de Assis. O local, que sempre fora o centro político, sócio econômico e cultural da cidade, reunia construções de diferentes épocas, desde o período romano até o renascentista passando pela era medieval. Era onde acontecia todos os anos a tradicional festa Calendimaggio. Era possível subir na Torre del Popolo, que tinha 47 metros de altura e terminara de ser construída em 1305 e de onde se tinha uma bela visão da cidade e arredores. Cobravam uma taxa de 5 Euros.

 

Praça da Prefeitura –

Situada no coração da cidade, era uma praça medieval, agregava importantes prédios, como o Museu Cívico, o Palácio dei Priori e o Palácio do Capitanato do Popolo.

 

Santuario Eremo do Cárcere

Localizado a cerca de 4 km de Assis, dentro do Parque do Monte Subásio, também estava ligado à vida de São Francisco. Embora o nome se referisse a um Cárcere, significava um local solitário e afastado, onde o Santo e seus companheiros se retiravam para intensa oração. Imerso em um bosque a 800 metros de altura, este local fora usado também como moradia pelos Frades. No século XV, uma pequena igreja fora construída junto a um refeitório e dormitórios. Também proporcionava uma bela visão da cidade.

 

Templo de Minerva

Construído durante o século I, era o maior e mais bem conservado vestígio do período romano da cidade, que na época se chamava Assisium. O local já mudara de função várias vezes durante os séculos, passando por prisão, sede do Conselho da cidade e até residência de ilustre figura. Atualmente, acomodava a Igreja de Santa Maria Sobre Minerva.

Hospedagem

Aqui encontraria desde hotéis de luxo no centro histórico até opções mais econômicas, na base da colina, como na área de Santa Maria degli Angeli situada a 3,8 km desde o centro da cidade. A escolha ideal dependeria de seu meio de transporte: o centro era melhor para quem chegasse de transporte público, enquanto hotéis fora da zona de tráfego limitado e com garagem eram mais práticos para quem viajava de carro.  Havia mais de 250 meios de hospedagem em oferta, tudo por conta da forte demanda regularmente anual.

Dei Priori Boutique Hotel -  $$$$ - Corso Giuseppe Mazzini, 15 –

Situado no coração do centro histórico, em um prédio do século XVI, dispunha de quartos elegantes, com vista para um jardim, ar-condicionado e frigobar. Tinha café da manhã incluso nas diárias.

Giotto Hotel & Spa - $$$$ - Via Fontebella, 41 -

Situado no bairro medieval de Assis, ficava a apenas 200 metros da Basílica de São Francisco. Dispunha de um restaurante elegante, com centro de bem-estar e vista panorâmica para Spoleto e Perugia. Os quartos tinham  ar-condicionado, TV HD via satélite e banheiro totalmente equipado. Alguns quartos oferecem vista para o Vale. Era um belo hotel.

 

Um buffet de café da manhã era servido diariamente na sala de jantar. O restaurante L'Estasi era especializado em culinária da Úmbria e oferecia uma extensa carta de vinhos. No Spa, os hóspedes podiam reservar tratamentos de beleza e massagens. O centro incluia uma piscina com jatos de hidromassagem, sauna a vapor e sauna seca. O uso do Spa e tratamentos como massagens tinham um custo adicional.

 

Hotel Cladan - $$$ - Via Armando Diaz, 33 -

Localizado em Santa Maria degli Angeli, a 4 km do centro, oferecia quartos amplos e bem estruturados, com bom banho e café da manhã incluído e estacionamento. Estava instalado num belo prédio residencial.

Hotel Donnini – $$$ -  Via Los Angeles, 47 –

Localizado a 12 minutos a pé da Estação Ferroviária, disponibilizava acomodações de quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito, e banho privativo, TV HD, acesso a WI-Fi e um buffet para o café da manhã à moda italiana. Era um bom hotel muito bem recomendado. Tinha um bom restaurante e um Lounge-bar.

 

Hotel Palotta Assisi – $$$ -Via São Rufino, 6 –

Tinha uma boa localização. Oferecia quartos confortáveis e bem equipados, um bom café da manhã, acesso ao Wi-Fi, estacionamento, bar e restaurante. 

 

Hotel San Rufino – $$ - Via Porta Perlici, 7 –

Com localização central, estava instalado em um prédio histórico, oferecia quartos espaçosos e renovados. Servia café da manhã cobrado à parte. Havia um estacionamento público (pago) nas proximidades.

 

La Catedral Rooms – $$$ - Piazza San Rufino -

Oferecia quartos com ar-condicionado, camas confortáveis, mesinha auxiliar, cofre, TV de HD e banheiro privativo com bidê.

Onde comer 

Al Camino Vecchio Trattoria -  Via S. Giacomo, 7 -

Próximo à Basílica de São Francisco, estava esse restaurante que oferecia pratos saborosos e preços acessíveis. Seu cardápio era especializado em frutos do mar e massas, mas também incluía opções carne, frango, e até massas.

Castelo di Petrata Ristorante – Via Petrata, 25 -

Entre todos os restaurantes em Assis, esse era sem dúvidas o de maior beleza. Era cercado pelas montanhas e florestas da região. Sua culinária tradicional era divina e a carta de vinhos oferecia os melhores vinhos da Itália. Abria aos sábados e domingos, das 12.30 às 14.30h e das 19.30 às 21.30h. Era muito bem recomendado!

 

Da Andrea – Via San Rufino, 26 -

Se quiser provar a autêntica pizza italiana, o Da Andrea era uma ótima opção! Oferecia fatias de diversos sabores. Essa era a sua oportunidade de provar diferentes tipos de pizza em uma mesma refeição, pagando um preço normal. Abria das 8.00 às 21.00h.

 

Ristorante San Francesco di Assisi - Via Patrono d’Italia, 22- A -

Era um daqueles restaurantes onde é possível provar deliciosos pratos típicos, servidos de maneira simples e com um preço bom. Além disso, a hospitalidade era uma de suas principais características, que, unida à beleza pela qual o restaurante é rodeado, fazem desse local uma ótima opção para quem estivesse visitando a cidade. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12.00 às 15.00h e das 19.00 às 22.00h. Aos domingos abria somente das 12.00 às 15.00h.

 

Tratoria Pallotta – Vicolo Della Volta Pinta, 3 -

Era especializado em pratos típicos da culinária da Úmbria, como o cordeiro, pombo assado, tagliatella tradizionale con ragù di chianina (massa ao molho de javali) e, de sobremesa, a famosa La Rocciata. Para acompanhar tudo isso, o vinho tradicional da região. Abria diariamente das 12.00 às 15.00h e das 19.00 às 22.00h.

ASSIS 2.jpg
ASSIS 4.jpg
ASSIS 1.jpg
bottom of page