top of page

AROSA  -  A terra de Ernest-Ludwigg Kirchner
          Cantão de Grisões  - Suíça

AROSA 2.jpg
AROSA.3.jpg

ETIAS – Autorização para entrar na Europa

Anunciado em 2016, o  European Travel Information and Authorization System (ETIAS) — Sistema Europeu de Informação e Autorização — está cada vez mais próximo de ser concretizado. A nova regra de entrada de estrangeiros na Europa se baseia no sistema americano, com maior segurança e será válido a partir de novembro de 2023. O sistema verificará as credenciais de segurança e cobrará uma taxa (atualmente divulgada como sete euros) dos viajantes que visitam os países-membros do Tratado de Schengen, para fins de negócios, turismo, médicos ou de trânsito. Os viajantes, que atualmente visitam a Europa sem Visto, podem entrar na UE e nos países-membros de Schengen, gratuitamente e sem qualquer triagem de segurança digital antes de sua chegada à Europa. Vale lembrar que o ETIAS não é um Visto, mas uma autorização de viagem para viajantes que não precisam de Visto Consular para visitar a Europa.

Arosa é  um vilarejo rico em tradição, situado na extremidade do romântico Vale de Schanfigg, a cerca de 1.800 m de altitude. No verão, os imponentes cumes proporcionam uma extensa área para caminhadas e no inverno, poderá optar pelas diversas atividades desportivas. Graças à sua localização numa bacia aberta, Arosa é particularmente privilegiada em termos de luz solar mas ao mesmo tempo está bastante bem protegida de ventos fortes. A baixa movimentação de trânsito contribui para que o ar seja particularmente limpo. Todos estes fatores contribuíram para fazer de Arosa, uma estância alpina famosa já desde 1877. A partir de Coira, pode chegar-se a Arosa pela ferrovia Rhätische Bahn, ou se poderá optar por fazer a viagem de carro por uma estrada que serpenteia ao longo de inúmeras curvas apertadas e vários túneis, passando pela pequena estância de férias de Langwies.

Uma característica hospitaleira, é o cartão
Arosa All-Inclusive  no Verão de Arosa: estadias a partir de uma noite - quer numa casa de férias, quer num parque de campismo ou num hotel - permitem aos visitantes usufruir de várias ofertas, totalmente grátis. O cartão inclui viagens na ferrovia de montanha para Hörnli e Weisshorn, acesso ao parque de arborismo, entrada no Schanfigger Heimatmuseum, aluguel de pipas, entre outras benesses. 
Para praticantes de esqui e snowboard, Arosa Lenzerheide dispõe de 225 km de pistas de neve seguras, na área de desportos de inverno. A estância é a maior estância de esqui interligada, no Cantão de Grisões, e graças à ligação à estância de esqui, os hóspedes deslocam-se entre Aroser Hörnl e Urdenfüggli em Lenzerheide, em somente 3 minutos.

O moderno teleférico pode ser utilizado também por pedestres. Quem gosta de caminhar na neve tem à sua disposição 140 km de trilhas e caminhos bem sinalizados e seguros. Os dois Snowparks, bem como um Funslope estão preparados para os praticantes de estilo livre "jibbing" e completam a oferta diversificada de pistas. Caminhantes com raquetes de neve, condutores de trenó (à noite), esquiadores de longa distância, jogadores de Curling e Ice stock se instalam em Arosa Lenzerheide, por conta própria.

O percurso Schanfigger de caminhadas, de Coira para Arosa e vice-versa, cativa com visão das cabanas rústicas e as belas paisagens rurais alternando com as paisagens montanhosas alpinas. Os praticantes de BTT têm à sua disposição diversas trilhas em Arosa e Lenzerheide. Em Lenzerheide, existe também a possibilidade de utilizar o Bike Park e o Skillcenter (centro de competências), de visitar a escola de ciclistas e de assistir ou participar em diversos eventos de bicicletas.

Arosa Line -  Chur–Arossa - Duração: 1 hora

Trilhando apenas 26 quilômetros, a Arosa Line atinge 1.000 metros de altitude. Como um bonde, o RHB (Rhaetian Railway) primeiro serpenteia por Chur, passando pelas muralhas, a Torre Maltesa e o Portão Superior. A seguir, o trem segue o seu caminho pela paisagem montanhosa de Schanfigg. Pouco antes de chegar a Arosa, a locomotiva atravessa o viaduto Langwieser, acima do rio Plessur, proporcionando uma maravilhosa visão da região montanhosa.

Catedral de St Maria Himmelfahrt -

Construída nos anos 12C e 13C, a Catedral de Notre-Dame foi remodelada após um incêndio em 1811. No interior, a capela-mor elevada, contém um belo tríptico gótico no altar-mor do século XV, feito de madeira dourada, é o maior do gênero na Suíça. Quatro estátuas dos apóstolos emolduram o altar, abaixo da capela-mor.

Kirchner Museu

Contém a maior coleção do mundo de obras de Ernst-Ludwig Kirchner (1880-1938), que viveu em Davos de 1917, até sua morte. Kirchner, cujo trabalho foi rotulado como degenerado pelos nazistas, é um dos mais importantes pintores expressionistas alemães. Os arquitetos de Zurique, Gigon e Guyer projetaram o prédio com suas belas ​​fachadas de vidro fosco.

 

Weisshorn

Chega-se ao Weisshorn (2.653 m) de Arosa, de teleférico que oferece belas vistas do resort e dos lagos, sua bacia verde e círculo de montanhas. No topo, um mapa exibe as montanhas circundantes e os picos nevados dos Alpes com o Kesch, Ela e Erzhorn, entre outros.

Onde dormir

Mesmo sendo relativamente pequena, a vila de Arosa, têm uma ótima oferta de hospedagem com preços que oscilam entre 500 a 2.500 reais a diária, agora em 2021, segundo informava o Booking.

Hotel Astoria - $$$ -  Alteinstrasse -

Está apenas 300 metros do Teleférico Arosa e da Estação de Trens. Todos os quartos têm TVs de tela plana, um bom banho e Wi-Fi gratuito. Dispõe de duas  jacuzzi, sauna, Spa e academia. O restaurante Astoria-Stübli oferece um menu de cinco opções para o jantar e um buffet de saladas frescas. Há um bar de estilo rústico, com uma grande lareira aberta e um terraço com vista panorâmica das montanhas. Tem estacionamento.

Hotel Cristallo -  Poststrasse - 

Fica no centro do calçadão e a 450 metros do Teleférico Weisshorn e a poucos passos das margens do Lago Obersee. Dispõe de quartos espaçosos, com móveis modernos, Tv de tela plana via satélite e acesso free a internet, banheiros espaçosos com secador de cabelo e roupões de banho. Alguns quartos possuem banheira de hidromassagem. O café da manhã é servido no restaurante Le Bristrô – premiado pelo Guia Gault Millau – e à noite curtir o bonito ambiente do bar. Tem Spa, sauna e área de relaxamento com vista para as montanhas. Estacionamento gratuito.

Hotel Seehof – Arosa – $$$ -  Unterseestrasse –

Está localizado ao lado do Lago Untersee. Todos os quartos dispõem de TV a cabo e alguns têm varanda, com vista para o lago. O Restaurante Charlotte, serve pratos da cozinha regional e internacional. Tem acesso livre a internet,  estacionamento, quartos para não fumantes e quartos para famílias e um pequeno e agradável bar.

 

Onde comer

Alptraumli e Grottino – Poststrasse, 158 – Poststrasse, 61 –

São dois restaurantes italianos, muito bem recomendados, situados na mesma rua. O Grottino fica no número 61 e o cardápio é praticamente o mesmo. Só muda o ambiente. O forte de ambos, são as pizzas, mas não aceite pizza picante, porque não conseguirá come-la...

Dorfbeiz – Promenade, 128 -

É bem recomendado para grupos e famílias, por ter uma área interna bem ampla, moderna  e muito  agradável. Além dos pratos típicos suíços como Cordon Bleu e Kapuns oferece pizzas, hamburguer e até tortas preparadas no próprio restaurante. A comida é muito boa e o atendimento normal, torcendo para que a atendente não esteja de mau humor!

Golfhuss – Maranerstrasse, 59

O ambiente interno á maravilhoso, principalmente pela espetacular vista das montanhas vizinhas. É difícil encontrar um restaurante melhor e mais elegante próximo a um campo de golfe - em qualquer lugar do mundo! O cardápio oferece excelentes pratos da culinária internacional e regional. Os parceiros Jens, Sebastian e Volker se esmeram no preparo da comida, dos drinques e no atendimento quase personalizado.

 

Il Primo Posto Poststrasse, 217 – Hotel Alpensonne –

Pernoitamos apenas uma noite na cidade. Não poderíamos ter feito uma melhor escolha para um jantar maravilhoso, com uma espetacular vista dos Alpes. A comida foi surpreendente, o vinho sugerido foi nota dez e o atendimento perfeito. Enfim, foi uma noite inesquecível o que nos obriga a retornar em nossa próxima viagem pela região. Se Deus quiser, tão logo essa pandemia do Coronavirus acabar. Até porque, já estamos com as passagens compradas, desde setembro de 2020 e devem expirar apenas em setembro de 2022.

 

Curiosidades sobre a SUIÇA

1. A Suíça é composta de 26 cantões, que funcionam como Estados, que possuem seu próprio Governo, Constituição e Legislação;

2. Existem quatro línguas oficiais no país: alemão (falado por 64% da população), o francês (20,4%), o italiano (6,5%) e ainda o dialeto Romanche (1%).

 

3. É na Suíça que estão localizadas as fábricas dos relógios mais prestigiados do mundo: Rolex, Audemars Piguet, Baume et Mercier, Breitling, Chopard, Franck Muller, Jaeger-LeCoultre, Longines, IWC, Patek Philippe, Piaget, Rado, TAG Heuer,

Tissot e Vacheron Constantin;

 

4. O país possui uma das leis mais brandas do mundo quando o assunto é armas. Existem cerca de 2/3 a 4/5 milhões de armas para uma população de oito milhões de pessoas;

 

5. Sete bilhões de barras de chocolate Toblerone são fabricadas todo ano na cidade de Berna, a capital do país;

 

6. Em caso de guerra nuclear, o país disponibiliza abrigos capazes de acomodar toda a população;

 

7. A Suíça é um dos únicos países do mundo que possuem Democracia Direta, onde qualquer cidadão pode propor modificações nas leis e na Constituição do país;

 

8. Entretanto, o país não é tão liberal assim, as mulheres só conquistaram o direito de votar, nas eleições em 1971, um pouco atrasado comparado ao resto do mundo;

 

9. Há mais bancos na Suíça do que dentistas. Aqui não usam o Euro, mas somente o Franco Suíço;

 

10. É possível alugar uma vaca na Suíça, durante o período de aluguel terá direito de consumir todo o queijo produzido com o leite dela.

 

11. Na Suíça, o suicídio assistido é permitido;

 

12. Como é proibido manter apenas 1 porquinho da índia em casa, será preciso adquirir pelo menos mais um;

 

13. Existe um partido politico na Suíça chamado de “Anti-PowerPoint”, que luta contra o uso excessivo o software em apresentações empresariais e do governo;

 

14. Existem nada menos do que 1.224 fontes d’água em Zurich;

 

15. Negar a existência do Holocausto, é crime na Suíça;

 

16. Uma estátua com mais de 500 anos de um homem comendo um bebê, em Berna, chama atenção dos turistas e moradores. O interessante é que ninguém sabe o real motivo por terem colocado a estátua naquele local;

Primeiro, por não haver nenhum tipo de atendimento gratuito — nem no caso de emergências. Segundo, porque o país é signatário do Acordo de Schengen, que determina uma série de exigências aos turistas;

17. Nunca entre na casa de um suíço, calçando seus sapatos. No país, é comum retirar os sapatos, na hora de entrar em uma casa. A maioria dos suíços costuma ter um armário, ou um local específico na entrada de suas casas, para que os sapatos possam ter colocados;

18. A Suíça é um país cheio de invenções, e isso prova que uma nação pequena, pode ser muito rica em criações. Confira algumas de suas criações:

Chocolate ao leite pela Nestlé, chocolate branco, creme Bepantol, Fonte helvética, canivete suíço, papel alumínio, papel celofane, LSD, Velcro, Absinto, e Müsli, e a apreciada granola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AROSA 2.jpg
AROSA 1.jpg
bottom of page