top of page

Aplicativos para VIAGENS

VIAGENS.jpg

 

Confira estes apps para celular, gratuitos, que todo viajante precisa conhecer e saber como utilizar nas próximas viagens:

Bolt ou Uber

Eram os aplicativos de transporte que operavam em várias cidades européias, oferecendo serviços de carona compartilhada, aluguel de scooters elétricos e até mesmo entregas de comida. Alguns países tinham Uber, mas se não tiverem instale o Bolt que atenderá suas demandas.

Drinking Waters

Como diria um jornalista gaúcho: não há o que não haja! Este app ajudava na localização de água potável em todo território italiano, informando a fonte mais próxima, a distancia e ainda oferecia o acompanhamento até o local.  Eram mais de 4.300 pontos de água espalhados pelo país.

Evernote

Era um app muito interessante para guardar qualquer coisa: de cópias de vouchers e documentos, a anotações rápidas durante a viagem. Quer uma cópia do roteiro? Manda pro Evernote. Recebeu uma dica de outro viajante? Anota lá também! Poderia até gravar áudios! O melhor era que poderia acessar a todas as suas anotações de qualquer dispositivo. O app era grátis, mas recomendamos usar a versão paga, que trazia muito mais recursos!

Google Maps

O aplicativo evoluira de um simples app de mapas para uma ferramenta indispensável a qualquer viajante! Com ele era possível pesquisar e planejar a viagem em detalhes, fazer mapas personalizados com seu roteiro e até dar uma voltinha virtual na rua do seu hotel, com o Street View. O Google Maps se superava: facilitava a pesquisa de restaurantes, lanchonetes, atrações turísticas e hotéis e ver fotos e avaliações de viajantes e residentes! Dica: baixe o mapa da região que vai visitar para poder usar o Google Maps offline!

Google Photos ou iCloud

Geralmente um desses dois já estaria instalado em seu celular, mas era essencial que antes da viagem verificasse se ele estava funcionando bem e fazendo o backup de suas fotos na nuvem. Primeiro porque o espaço do seu smartphone era limitado e dependendo da sua empolgação, poderia ficar sem memória para novas fotos e vídeos. Segundo – e mais triste – sempre existia a possibilidade de seu celular quebrar ou ser esquecido ou furtado, levando consigo suas preciosas lembranças da viagem!

Google Tradutor

Poderia ser acessado via site ou app e realmente era muito importante na viagem. Poderia ajudar a decifrar aquela palavrinha em outro idioma que viu no cardápio ou até a lembrar como se responderia determinada pergunta. Com o recurso de tradução de conversas, era possível até traduzir frases em tempo real durante a viagem! Entretanto, agora em 2023 já existia à venda pela Internet pequeno dispositivos de tradução ao vivo.

Instagram

Era  perfeito para viagens! A rede social permitia o compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários, facilitando aplicar filtros digitais, além de permitir que seus amigos e familiares acompanhassem sua viagem por meio de stories e lives. Era possível usar o Instagram para descobrir lugares legais antes ou durante a sua viagem! Experimente pesquisar pelo nome da cidade ou bairro e usar a geo-localização ou pesquisar a hashtag com o nome do local e veja as imagens que surgirem!

Nanny Bag

Presta um serviço de  guarda-volumes em várias cidades pela Europa. Cobravam em torno de 25 reais para a guarda de cada volume, pelo período de 24 horas. Acesse o aplicativo e localize a loja mais próxima...

OMIO

Era um ótimo aplicativo para reserva e compra de passagens de trem, ônibus, aéreas e ferry boat, principalmente em território europeu.

Open Airport Maps

Era um aplicativo  que mostrava as informações de aeroportos, praticamente do mundo todo.  Assim como o Google Maps, também  se consegueria ver as ruas da região e a localização dos portões de embarque/desembarque.

The Fork

Ajudava a descobrir e reservar mesas em restaurantes de toda a Europa. O aplicativo oferecia avaliações de usuários, menus e descontos em diversas opções culinárias, facilitando a escolha do lugar perfeito para suas refeições. Proporcionava descontos de até 50% em vários locais.


Toilet Finder

Esse aplicativo era uma salvação em situações de emergência, mapeando banheiros públicos e privados acessíveis em toda a Europa. Com avaliações e informações sobre a limpeza e as instalações, garantia que sempre encontraria um banheiro adequado quando mais precisasse. E era gratuito! 

TripAdvisor

Era um site de viagens, que fornecia informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Qualquer pessoa poderia consultar e fazer uma avaliação de qualquer estabelecimento no mundo, desde restaurantes, hotéis, pousadas e resorts de luxo. O site também incluia fóruns de viagens interativos. Pode valer a pena instalar no celular, para conferir as opiniões sobre um determinado lugar.

 

Tripit

Era recomendado para quem gostasse de organizar suas próprias viagens. Ajudava a planejar os itinerários e reunia as informações, deixando tudo o que for relevante para o viajante, reunido em um só lugar.

Uber e Uber Eats

Hoje era difícil imaginar uma viagem, sem contar com o Uber! O aplicativo trouxe uma revolução nos transportes nas grandes cidades mundo a fora. Para quem não conhecia, o app permitia a busca por motoristas baseada na localização, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi, porém com preços geralmente mais baixos. Também havia o Uber Eats, que possibilitava pedir pratos e alimentos delivery em muitas cidades. Importante: em muitos países o serviço não funcionava tão bem, valia conferir as alternativas ao Uber de cada local. Atualmente as grandes cidades já ofereciam um serviço semelhante criado localmenrte.

Water Nearby

Este aplicativo talvez pareça estranho a primeira vista, mas era normal o consumo de água de fontes, por turistas e moradores. Mostrava um mapa fontes de água potável próximas, permitindo economizar dinheiro com água e se manter hidratado!

 

WhatsApp

Era a forma mais fácil para se manter conectado com amigos e familiares durante as viagens. O aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz e vídeo, permitIA enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet – no exterior essa ferramenta se torna ainda mais importante pela economia.

Wikiloc

Era um app de trilhas e caminhos para trekking, bike, trechos de carro e muito mais. Um de seus principais atrativos era que funcionava off-line, sem contar que dava para baixar o mapa para seguir as dicas e o percurso de outros viajantes. Era ótimo para ver o grau de dificuldade do caminho, a altimetria, o tempo de percurso e outros detalhes. Na versão mais completa, permitia compartilhar o itinerário com outras pessoas e ser acompanhado por ela em tempo real.

 

Windy

Era uma empresa que fornecia serviços interativos de previsão do tempo em todo o mundo. Instalar este app no seu celular poderá ser muito bom para acompanhar o clima e, assim, planejar melhor o seu roteiro de viagem. Importante: considerando as loucuras do tempo, ultimamente, consideramos indispensável contar com o apoio da Windy...

Wise e Nomad

Eram perfeitos para quem precisasse fazer transferências internacionais de dinheiro com taxas baixas e conversões justas. Os aplicativos ofereciam uma maneira rápida e segura de enviar e receber dinheiro entre países, além de fornecer um cartão de débito que pode ser usado em toda a Europa, com tarifas favoráveis.

XE Currency

Era um app projetado para converter uma moeda em outra, para verificar seu valor correspondente. Todos os resultados eram baseados nas taxas de câmbio atuais do mercado ou do banco. Poderia ser útil na hora de conferir o preço de um produto quando estiver em viagem.

Yelp

Utilizava o seu GPS do celular para encontrar lugares para comer, comprar, beber, se divertir e ainda oferece avaliações de uma comunidade local. Ele funcionava muito bem nos Estados Unidos, mas também em alguns outros lugares do mundo. Experimente em sua próxima viagem.

VIAGEM.5.jpg
bottom of page