ALBERGUES e HOSTELS
Dicas para ter uma boa experiência em hospedagens
Quem quiser gastar pouco para hospedagem em viagens, poderá buscar os Albergues da Juventude (Youth Hostel – Y.H. – em inglês, ou Auberges de Jeunesse – em francês), espalhados pelo mundo, em especial pela Europa. Eles eram limpos na maioria das vezes, numerosos, e existiam em quase todas as grandes cidades ou de interesse turístico, mas apresentavam algumas limitações: alguns ainda fechavam os dormitórios durante o dia, quando o acesso ficava limitado a uma sala de estar e à cafeteria, e só reabriam no final da tarde; muitos deles possuiam apenas grandes dormitórios com beliches e alas separadas, para homens e mulheres. O próprio hóspede teria que arrumar a cama, e em alguns os banheiros eram de uso comum e ficavam no corredor.
Como funcionam os Albergues
Os Albergues da Juventude. eram uma das mais econômicas opções de hospedagem. Para utilizar, era preciso se filiar à Associação dos Albergues da Juventude (cujo nome mudou para Hosteling International ). Não havia um limite máximo de idade. e sim um mínimo de 14 anos. Era importante lembrar que tanto estabelecimentos filiados à rede do Hosteling Internacional / Albergues da Juventude, como albergues não filiados apareciam na Internet. como hostel ou hostels. Hostel era, na prática, a mesma coisa que o Albergue. Muitos hostel particulares, tinham sistema de dormitórios coletivos, como os Albergues.
Os Albergues forneciam cobertores, mas cada um deve trazer a sua toalha de rosto e de banho, ou alugar um kit com lençóis, fronha e toalha de banho. Poderia haver grandes diferenças de preço entre os albergues, em um mesmo país, bem como variações no grau de conforto que ofereciam. Certos Albergues europeus, eram instalados em construções charmosas, como um em Veneza, junto ao canal próximo à Piazza San Marco; um em Barcelona, que ficava num antigo Mosteiro; outro em Nuremberg, na Alemanha, instalado num Castelo; e outro, em Florença, que estava numa autêntica villa renascentista.
Como utilizar
Era preciso realizar uma inscrição prévia, na rede, que poderia ser feita na própria Associação Internacional dos Albergues da Juventude, em um dos endereços encontrado na Internet. Existiam mais de 300 Albergues da Juventude, em 50 países diferentes.
As reservas eram pagas aqui no Brasi,l em reais e receberia o seu voucher, em 24 horas. Para isso teria que organizar seu roteiro, sabendo quando estaria em determinada cidade, quanto tempo ficaria, e para onde iria depois. Com o roteiro organizado, poderia solicitar informações sobre o custo da diária nas cidades escolhidas. Na maior parte dos casos, as reservas nos Albergues, garantiam apenas a vaga num dormitório. Os quartos com banheiro privativo para casais, famílias ou amigos que viajam juntos, deveriam ser solicitados diretamente na Recepção do Albergue. Mas os Albergues estavam se aprimorando, e alguns já ofereciam quartos com banheiro privativo para casais, famílias ou apenas amigos que quizessem ficar juntos.
Preço médio de hospedagem
A maioria dos Albergues da Juventude, em 2020 as diárias variavam de US$ 10 a US$ 20 o valor de hospedagem por pessoa. Ao se associar, era recomendável comprar o Guia com os endereços, preços, tipos de acomodação e facilidades oferecidas pelos albergues no mundo à fora, principalmente para quem ainda não tinha acesso à Internet.
É preciso reservar?
Era possível, com certa dose de sorte, conseguir vaga num Albergue, sem ter feito reserva. Durante o período de férias escolares na Europa e nos Estados Unidos, que correspondia ao verão no hemisfério norte, era recomendável fazer a reserva. Cidades muito procuradas, exigiam reserva com o máximo de antecedência, mesmo fora do período de férias.
YMCA
Era uma instituição que existia praticamente no mundo todo, as hospedarias da YMCA (Associação Cristã de Moços) e da YWCA (de Moças), atendiam inclusive a não sócios, de qualquer religião, sem diferença de tarifas. Os portadores da carteirinha da Organização, tinham desconto apenas para o uso das instalações esportivas. Em alguns países, havia limite de idade para os hóspedes. Entretanto, a maioria das hospedarias, aceitavam hóspedes de qualquer idade. Algumas, entretanto, destinavam-se apenas aos jovens, com menos de 26 anos. As Informações pelo site www.ymca.org.br.
B & B
Era uma opção mais ou menos econômica: os B & B, - Bed and Breakfast ( cama e café da manhã ). Os B & B, equivaliam a pensões ou pousadas. Os preços variavam de acordo com o grau de conforto que ofereciam. Este tipo de oferta de hospedagem vinha crescendo muito ultimamente, principalmente em áreas de crescente afluência de turistas, e em grandes cidades da Europa e Estados Unidos.
Balmers Party Hostel - Interlaken
Quando circular por Interlaken, não deixe de conhecer ou se hospedar no Balmers. Será uma grata surpresa!
Oferecia acomodações econômicas, em meio aos Alpes suíços, em Interlaken, nas proximidades do sopé da Cordilheira de Jungfrau, ocupando um típico chalé suíço, os quartos do Balmers Hostel estão mobiliados com simplicidade e tinha acesso a banheiros compartilhados. Ficava pelo lado da Estação Ferroviária Interlaken West.
Contava com lavanderia, salão de jogos e cozinha de uso comum, salas de estar, cozinha organizada e limpa, café da manhã muito bom e jacuzzi externa de uso livre. No check in forneciam um cartão que dava uso livre do transporte público, pelo tempo da estadia.
Recentemente inovaram e criaram um conjunto de módulos de hospedagem que acolhia ate 350 pessoas, dotados de muito conforto e todas as vantagens da moderna hotelaria. Para andarilhos ou mesmo para casais viajando de carro, era uma boa escolha. Além de elogiado, tinha recebido prêmios de hospedagem!