top of page

Cidade do Cabo - África do Sul 

Cidade do CABO 9.JPG

Cidade do Cabo e a Montanha da Mesa 

                                                        

       Os Cabos da África do Sul

 

A África do Sul considerava três importantes regiões como importantes divisões físicas do país. São os Cabos Oriental, Ocidental e Setentrional.  O Cabo Oriental era a Província dos extremos. Estendia-se dos picos cobertos de neve da Cordilheira de Drakensberg às exuberantes florestas de Tsitsikamma, todas as sete zonas ecológicas e as três regiões de biodiversidade da África do Sul estavam aqui representadas. São 820 km de litoral intocado, quase inabitado, banhado apenas pelo Oceano Índico.

 

Além dos Big Five da África, havia centenas de espécies de pássaros e uma vida marinha que incluia 27 espécies de baleias e golfinhos. Tinha também uma importância histórica: o Cabo Oriental estivera imerso em batalhas entre os Reis Xhosa e colonizadores holandeses. Como era a terra natal de Nelson Mandela, a Província também era conhecida por seu papel no apoio à luta pela democracia africana.

 

Era no Cabo Ocidental que estavam as principais regiões produtoras de vinho do país. O belo litoral tampouco deixava a desejar e era aqui que estava o ponto mais ao sul do continente africano, onde os oceanos Índico e Atlântico se encontravam, no Cabo Agulhas. A viagem até lá passava pela bela Overberg, situada na Whale Coast (Costa da Baleia).

 

Era possível fazer um desvio até a cidade de Hermanus, um conhecido ponto de observação de baleias. Uma viagem pela Costa Oeste o levaria a bucólicos vilarejos de pescadores,  como Langebaan e Paternoster.

 

A Rota 62, uma linda estrada turística de 850 km, é considerada a mais longa Rota de Vinhos do Mundo, ligando a Cidade do Cabo a Porto Elizabeth ao leste, passando por diversas regiões produtoras de vinhos. Se não puder concluir todo o passeio pela Rota, procure conhecer as Vinícolas das regiões de Stellenbosch, Paarl, Wellington, Franschhoek, Ceres, Worcester, Bonnievale e Robertson.

 

A Garden Route, outra rota turística que ligava a Cidade do Cabo a Knysna, passava por várias cidades pitorescas, com seus habitantes receptivos e feirinhas de produtos artesanais. Pare em Swellendam − uma pequena cidade onde tempos atrás o carcereiro também trabalhava como Chefe dos Correios, tal o volume de serviços – e para conhecer o melhor da arquitetura de Cape Dutch.

O Cabo Setentrional abrigava uma das cidades mais importantes da mineração de diamantes, diversas espécies de flores silvestres e era um dos melhores lugares do mundo para se observar os raros leões de juba negra.  A maior parte da Província do Cabo Setentrional ficava ao sul do poderoso Orange River, era composta de paisagens desérticas e semidesérticas. A região era caracterizada pelas vastas planícies áridas, com afloramentos de rochas, sendo banhada pelo frio Oceano Atlântico ao leste.

 

Embora seja uma região levemente remota, existiam diversas atrações turísticas localizadas no Cabo Setentrional. O destaque era a área de Namakwaland (antiga Namaqualand), conhecida por sua exuberância floral. Nos meses de agosto e setembro, a grama era convertida em um magnífico carpete de flores silvestres.

O Kgalagadi Transfrontier Park era uma das maiores áreas de conservação natural da África Austral e um dos maiores ecossistemas naturais protegidos no mundo. O Parque tinha uma área de mais de 2 milhões de hectares e era também um lugar para ver os raros leões de juba negra.

 

Para uma paisagem diferente, havia o Richtersveld Cultural and Botanical Landscape, situado em Namakwaland a noroeste. É onde a paisagem montanhosa, quase lunar, abrigava uma vegetação exuberante. Na região também viviam os Nama, população tradicional de pastores de ovinos e caprinos.

 

A cidade de diamante de Kimberley, também ficava no Cabo Setentrional e abrigava o Kimberley Mine Museum, incluia  terraços de observação com vista para o famoso Big Hole e para vários prédios históricos. Conhecido como um museu vivo, as lojas antigas, bares, restaurantes, igrejas e bancos estavam exatamente como eram durante o auge da corrida pelos diamantes.

AFRICA DO SUL.JPG
bottom of page