ÉVORA - Alentejo - Portugal - parte 2/2
Onde dormir
Havia um grande número de hotéis, pousadas e hostel, situados em pleno coração do centro histórico, dentro da muralha de Évora. A maior parte estava instalada em antigos prédios e casarões centenários. Para quem preferisse, havia boas opções no lado de fora das muralhas, em lugares um pouco mais sossegados e até mesmo em áreas rurais.
Casa Morgado do Esporão – $$$$ - Rua Dona Isabel, 6 - Travessa das Casas Pintadas -
Estava a 100 metros da Catedral da Sé e do Templo Romano. Todos os quartos possuiam ar-condicionado e TV HD a cabo. Algumas unidades tinham área para refeições e/ou varanda térrea. Havia também uma cozinha compacta com geladeira e fogão. Tinha acesso a internet, quartos para famílias e não fumantes, aquecimento e café da manhã e uma piscina ao ar livre
Hotel Dom Fernando – $$$ - Avenida Dr. Francisco Barahona, 2 –
Oferecia quartos modernos, com ar-condicionado, banho completo, TV HD via satélitee telefone. Algumas unidades dispunham de terraço ou varanda privativa. O Restaurante São Brás oferecia especialidades da culinária alentejana e desfrutar de bebidas no Bar Chafariz d' El Rey.
Évora Hotel - $$$$ - Avenida Túlio Espanca - Apartado 93 –
Todos os quartos incluiam uma varanda privativa, camas modernas e confortáveis, ar condicionado, TV HD e banho completo e com amenities cortesia e frigobar. Dispunha de duas piscinas ao ar livre, piscina coberta aquecida e uma academia com banho turco, sauna e banheira de hidromassagens. O Restaurante Lounge Natural Living servia refeições leves com ingredientes naturais e sucos de frutas frescas e onde era servido o café da manhã. Os golfistas poderiam usufruir do driving range do Évora.
Hotel Ibis Evora – $$$ - Rua de Viana, 18 - Quinta da Tapada - Urbanização da Muralha –
Os quartos com ar-condicionado, camas confortáveis e acesso a internet, eram bem iluminados e arejados e dispunham de TV via satélite, mesa auxiliar e banheiro privativo. O bar 24 horas serve lanches, bebidas quentes e vinhos regionais. Os serviços e atendimento mantinham o padrão internacional da rede francesa Accor.
Hotel Moov - $$$ - Rua do Raimundo, 99 –
Era um hotel ecológico tem decoração minimalista e estava situado em uma antiga Praça de Touros no centro. Os quartos possuem ar-condicionado, isolamento acústico, TV LCD, Wi-Fi gratuito, mesa auxiliar e banho completo. O buffet de café da manhã poderia ser desfrutado no espaço interno ou no acolhedor pátio. Tinha quartos para família e instalações para pessoas com deficiência. Era uma nova rede hoteleira portuguesa que já tinha unidades no Brasil.
Lavradores Boutique Guest House - $$$ - Travessa da Alegria, 2 –
Dispunha de quartos antialérgicos e para não fumantes, lounge compartilhado, Wi-Fi gratuito em todas as áreas e terraço, ar-condicionado, TV HD via satélite, frigobar, chaleira elétrica, mesa auxiliar e banho completo. Servia um excelente café da manhã a La carte e tipo continental.
M`AR de Ar Aqueduto - $$$$$ - Rua Cândido Dos Reis, 72/78 –
Instalado em um palácio do século XVI, dispunha de uma bela capela com teto abobadado. Tinha um amplo Spa com uma piscina ao ar livre e oferecia tratamentos de aromaterapia, de lama e sauna seca e a vapor. Os quartos elegantemente decorados incluiam mesa de trabalho e área de estar confortável. Todos os banheiros desfrutam de luz natural e eram separados da área de dormir por uma grande janela de vidro. O Restaurante Degust' AR, abria para almoço e jantar e também o bar e a adega. Também oferecia quartos para famílias.
Valeriana – $$$ - Rua João de Deus, 50 -
Instalado numa antiga casa de farmacêuticos, que se transformou em uma hospedagem exclusiva e com apenas sete quartos. A decoração era charmosa, contava com um pequeno rooftop e ficava no centro histórico. Oferecia acomodações com Wi-Fi gratuito, ar-condicionado, lounge compartilhado e terraço, TV de HD, banheiro privativo com amenidades gratuitas, secador de cabelo e chuveiro. Servia um bom café da manhã.
Gastronomia
A gastronomia do Alentejo é das mais ricas de Portugal, aliadas aos bons vinhos da região. O centro histórico é repleto de bons estabelecimentos gastronômicos. Na Praça do Giraldo e pelas ruas dos arredores, especialmente na Rua Alcarcova de Baixo e Rua Cinco de Outubro, há uma concentração de restaurantes e cafés.
Origens - Rua dos Burgos, 10 –
Os Croquetes de porco e o Malandrinho de cogumelos iniciavam, e bem, a refeição neste acolhedor restaurante, situado no centro histórico. De origem marinha, escolha o Bacalhau rico, das pastagens, o Lombo de vitelão Mertolengo DOP e na hora da sobremesa, experimente a Tábua de queijos da região. Em contrapartida, em seu restaurante escolha um dos dois menus de degustação e deixe o Chef Gonçalo Queiroz revelar os seus dotes de cozinheiro. Se a Sommelier Eugénia Queiroz ainda estiver atuando, aceite suas sugestões na escolha dos vinhos regionais.
Taberna Típica Quarta-feira – Rua do Inverno, 18 -
Era um restaurante onde o cliente não escolhia o que lhe seria servido à mesa. Era importante fazer reserva, de preferência no dia anterior, ou arrisca-se a não ter mesa disponível. Fundada havia três décadas, por José Dias, no coração da cidade, esta casa de família tinha desde 2017 o filho, João Dias, na organização diária de uma cozinha reservada aos sabores do Alentejo. Experimente a Torrada barrada com toucinho cozido e alho, Pezinhos de coentrada ou a Língua de vaca estufada, que poderiam ser servidos como entradas, enquanto o polvo, o cachaço de porco ou o rabo de boi assados no forno, entre outros, permaneceriam como prato principal.
Tasquinha do Oliveira - Rua Cândido dos Reis, 45 -
O espaço acolhedor desta tasca refletia o trabalho que o casal Manuel e Carolina Oliveira vinha realizando ao longo dos últimos 30 anos. As Pataniscas de bacalhau, os Ovos verdes e as Empadas de coelho tornaram famosa esta Tasca. Preservados, estavam igualmente os sabores do Bacalhau à Tasquinha, do Arroz de pato no forno à antiga ou das Bochechas de porco com puré de maçã. Havia uma ótima carta de vinhos regionais.
Restaurante Tua Madre – Rua Alcárcova de Baixo, 55 -
Abrira em abril de 2020 no centro, pelas mãos de Francesco Ogliari, cozinheiro italiano, e Marisa Tiago, reconhecida bartender, natural do Alentejo. O produto alentejano era destacado, mesmo quando a cozinha italiana estivesse em evidência. Experimente o Brioche de Panceta, o Diafragma de Novilho ou se preferir havia o menú degustação. o Chef Francesco Ogliari conseguia criar a união da gastronomia portuguesa com a alentejana.